Combate ao álcool na direção: Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval
February 19, 2026
Reading: 1 min
Durante 12 operações integradas de fiscalização realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Polícia Militar (PM), durante o Carnaval, foram realizados 624 testes com ‘bafômetros’. A verificação de alcoolemia foi incluída nas abordagens de fiscalização convencionais, tendo como foco a redução de sinistros (acidentes) envolvendo embriaguez na direção durante o período festivo.
Elas foram realizadas, continuamente, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a maioria no eixo de Barão Geraldo, que concentra o maior número de blocos carnavalescos. Dos 624 testes realizados, 597 foram aplicados em condutores de automóveis e 27 em motociclistas.
Vinte e nove condutores foram autuados por recusa ao teste de bafômetro, sendo 26 homens e três mulheres. Os veículos são liberados a condutores habilitados, após passarem pela verificação de alcoolemia.
Foram utilizados etilômetros passivos (na primeira triagem) e ativos (usados para a segunda confirmação, em caso de teste positivo). Os equipamentos pertencem à Emdec e os ‘ativos’ medem com exatidão a concentração de álcool presente no alvéolo pulmonar.
Tanto a recusa quanto a combinação de álcool e direção são infrações gravíssimas, multiplicadas por 10 (R$ 2.934,70), com recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses. Se identificado teor alcoólico igual ou superior a 0,34 mg/L, o condutor responde por crime de trânsito, com pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação.