Fundação José Pedro de Oliveira retoma atividades do grupo de caminhada na Mata de Santa Genebra
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, em Campinas,retoma nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, às 8h30, as atividades do tradicional grupo de caminhada da Mata. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, com participação gratuita e aberta ao público. Esta será a primeira caminhada realizada pelo grupo em 2026.
O percurso tem aproximadamente 5 quilômetros, realizados pela estrada que contorna a floresta, com duração média de 1h30. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta chegar com 10 minutos de antecedência para assinar o Termo de Reconhecimento de Riscos.
Conforme o biólogo Cristiano Krepsky, a iniciativa tem como objetivo promover a conservação da Mata e incentivar o bem-estar físico e mental da comunidade. “A caminhada é uma oportunidade para praticar atividade física em contato com a natureza, fortalecer o convívio comunitário e ampliar o envolvimento da população com a preservação ambiental”, destaca.
Em caso de chuva ou ventos fortes, a atividade será cancelada.
A organização do passeio recomenda que os participantes levem garrafinha de água, que pode ser reabastecida no bebedouro do local, e a utilização de protetor solar e repelente contra insetos.
Dúvidas podem ser encaminhadas para contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br
Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol. É o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas e abriga uma grande diversidade de animais.
O espaço é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).
O local abriga grande quantidade de animais: somente do grupo de vertebrados, são 368 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 249 de aves, 57 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, entre outros), não há um número definido, mas sabe-se que o grupo de invertebrados mais conhecido da Mata é o das borboletas, com 706 espécies identificadas, de acordo com publicação científica de 2025.
Dentre os animais já identificados na Mata, há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).
Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
Serviço
O que: Grupo de caminhada da ARIE Mata de Santa Genebra
Quando: todas as quintas-feiras, às 8h30
Ponto de encontro: Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão