Guarda Municipal reforça patrulhamento preventivo durante o Carnaval em Campinas
A Guarda Municipal de Campinas inicia na noite desta sexta-feira, 13 de fevereiro, a Operação Carnaval 2026 para a intensificação das medidas de segurança durante o período da folia, com foco no patrulhamento preventivo e na presença ostensiva nos blocos carnavalescos e em seus entornos. As ações seguem até a madrugada da quarta-feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro.
O objetivo é garantir que os foliões possam aproveitar a festa com tranquilidade e segurança. A atuação da GM acontece nos blocos cadastrados pela Secretaria de Cultura e Turismo do município e que estão na programação oficial da Prefeitura para o Carnaval da cidade.
De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Edilson da Silva, nos blocos com maior expectativa de público, a corporação prevê o patrulhamento a pé, com agentes circulando no meio da multidão. “A atuação da GM é essencialmente preventiva. A demonstração de presença da corporação tem como finalidade inibir ações delituosas e transmitir sensação de segurança aos foliões”, afirma.
Além do policiamento nos blocos, equipes realizam vistorias no entorno, com viaturas motorizadas, especialmente nos principais eixos de deslocamento dos foliões. “É um trabalho imediato e permanente. Toda a corporação está mobilizada nesse período”, destaca o subcomandante.
Fluxos e pancadões
Além do patrulhamento preventivo dos blocos, a Guarda Municipal também fará um trabalho de prevenção e, se for o caso, de intervenção nas ocorrências de aglomerações – fluxos – que, na maioria dos casos, são acompanhados de som alto, bloqueio irregular de vias públicas e direção perigosa de motocicletas.
Assim, outra recomendação importante é que a população entre em contato com a Guarda Municipal ao identificar o início de aglomerações irregulares que possam evoluir para pancadões. “Quanto menor o público, mais fácil é a intervenção. Há casos que chegam a reunir milhares de pessoas, e nosso trabalho é agir antes que essas situações tomem grandes proporções”, explica.
Como orientação à população, a Guarda recomenda atenção redobrada com objetos de valor. “Sempre que possível, evite manusear o celular em locais com grande aglomeração. Prefira ambientes mais seguros, esteja próximo de amigos, observe o entorno e, em caso de necessidade, procure uma guarnição da GM”, orienta.
Dicas para aproveitar o Carnaval:
Celular e objetos de valor
Leve apenas o necessário. A GM recomenda que o folião mantenha seus pertences, como dinheiro, celular, cartões de banco e documentos guardados de forma segura: use uma bolsa pequena junto ao corpo ou uma pochete tipo doleira sob a roupa. Caso precise utilizar o telefone, procure evitar a exposição do aparelho em locais de grande movimento. Para atender uma chamada ou acessar as mídias sociais, procure um local mais protegido e não o faça no meio da multidão. Seja rápido e discreto. Nunca deixe o celular ou qualquer outro pertence no bolso de trás. Não vá com objetos de valor, como jóias e relógios caros.
Evite andar sozinho
Quando for curtir o bloco de Carnaval, procure sempre estar em um grupo com amigos, familiares e pessoas de confiança. Evite andar desacompanhado, principalmente à noite e em lugares ermos e escuros. Não se envolva em brigas e confusões. Caso presencie uma situação como esta, deixe imediatamente o meio da multidão, procure um lugar seguro e acione um agente de segurança. Ao transitar em lugares de grande aglomeração, fique atento a esbarrões e empurrões.
Golpes
Na hora de usar o cartão de crédito ou de débito, dê preferência aos que são equipados com chip e que necessitam do uso da senha. Deixe os que usam a tecnologia de aproximação em casa.
Quando for fazer uma transação, confira o valor no visor da máquina. Os golpistas podem digitar um valor muito mais alto do que o combinado. Não faça pagamentos em equipamentos com o visor quebrado.
Também fique atento ao seu redor. Golpistas podem agir tentando distrair a vítima enquanto furtam os pertences.
Não é não
Importunação sexual é crime. Se alguém estiver fazendo comentários inapropriados, beijos à força, puxões de cabelo, ações que incomodem e que não sejam consentidas, diga não de forma clara e assertiva. Não é não.
Caso a situação persista, se afaste imediatamente e não hesite em acionar um agente de segurança para ser acolhida. Procure informar ao guarda municipal ou ao policial as características do assediador para que os agentes possam identificá-lo e tomar as providências. Se testemunhar alguém sendo vítima de assédio ou importunação, ofereça ajuda e procure as autoridades de segurança.
Leia mais: Carnaval sem assédio: saiba onde achar acolhimento em Campinas
Cuidado com as crianças
Quem for levar os pequenos para a folia, atenção redobrada. Não tire os olhos da criança. Uma dica importante é identificar seus filhos, seja com um crachá ou com uma pulseira, onde esteja o nome do responsável e um telefone de contato. Oriente as crianças a não falarem ou aceitarem aceitarem bebidas ou comidas de estranhos.