Campinas deseja consolidação nos setores de tecnologia e inovação
Na última sexta-feira (23), ocorreu a 65ª reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) no Inova Unicamp. Dentre os temas abordados, podemos destacar a percepção da cidade de Campinas em fortalecer, exatamente, esses setores.
A Inova (Agência de Inovação da Universidade), surgiu em 2003 e tem como propósito ampliar as redes de conexões entre a universidade e a sociedade e, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo, só para citar alguns. Dessa forma, busca ampliar o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Além disso, a experiência em relação ao evento Distrito de Inovação e Tecnologia 22@Barcelona, onde autoridades da cidade participaram, servirá como referência para dois projetos: o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), localizado na região de Barão Geraldo, e a revitalização do Pátio Ferroviário, situado no Centro da cidade.
Mais detalhes sobre a melhoria em setores de tecnologia e inovação
Durante a reunião, também foi elaborado o Plano Bienal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas, que tem como objetivo estabelecer um conjunto objetivo de ações para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação na cidade. O plano abrange o período de agosto de 2023 a agosto de 2025.