Campinas inicia preparação para os Jogos da Melhor Idade (JOMI), que terá fase regional em junho
Campinas já vive o clima de expectativa junto com os atletas 60+ que disputarão a 28ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) em 2026. A fase regional acontece em São João da Boa Vista de 1 a 7 de junho e a final estadual está programada para o período de 28 de outubro a 2 de novembro em Valinhos.
A Portaria CGER nº 06/2026, que aprova o Calendário Oficial da Coordenadoria Geral da Secretaria de Esportes do Estado e define a realização dos Jogos foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na edição de terça-feira, 10 de fevereiro.
A fase regional em São João da Boa Vista reunirá cerca de 2.500 atletas de 198 municípios do Estado de São Paulo em busca da classificação para a grande final estadual, onde se encontram os melhores colocados de cada etapa.
Referência
Campinas, referência estadual em políticas públicas de esporte e envelhecimento ativo, nos JOMI do ano passado foi campeã na fase regional e terminou a competição na 6ª colocação geral, conquistou treze medalhas e consolidou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campinas (SMEL), por meio da Coordenadoria de Participação.
Os Jogos serão disputados em quinze modalidades, atletismo, basquete 3×3, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
Técnicos da SMEL explicam que, em Campinas, a preparação dos atletas começa muito antes das competições oficiais. As aulas gratuitas oferecidas pela Prefeitura — como ginástica, musculação, atletismo, natação, hidroginástica, vôlei adaptado e tênis de mesa — são a base para o desempenho nas disputas estaduais. A Secretaria reafirma que mais do que resultados esportivos, o JOMI simboliza a valorização do envelhecimento ativo. Cada atleta que entra em quadra, pista ou piscina representa uma história de superação, disciplina e busca por qualidade de vida.