Reforma do Mercadão deve durar 1 ano e custar mais de 6 milhões
Nesta quinta-feira, 1º de junho, o prefeito Dário Saadi assinou a ordem de serviço para o início das obras de reforma do Mercado Municipal de Campinas. O edifício histórico passará por uma renovação estrutural e atualização arquitetônica que beneficiará toda a região ao seu redor, contribuindo para a requalificação da área central conforme planejado pela administração municipal.
Para o prefeito, essa obra é de extrema importância para a cidade de Campinas, visto que o prédio é um patrimônio tombado que há muitos anos aguardava intervenções. “O Mercadão é uma das ‘7 Maravilhas de Campinas’ e o projeto que desenvolvemos trará uma melhoria significativa que a cidade espera há décadas. Além de contribuir para a requalificação da área central, será mais um ponto turístico atrativo para Campinas”, destacou.
As obras incluem a reforma física com substituição completa da fiação elétrica, nova canalização de esgoto, revitalização da fachada e construção de um mezanino sobre os boxes centrais do mercado. Além disso, será instalada iluminação especial tanto no interior como na área externa do prédio.
O investimento total para essa reforma é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões provenientes de um convênio com o Ministério do Turismo, através de uma emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira, e o restante será a contrapartida do município.
Durante a cerimônia, o deputado federal Marcos Pereira ressaltou a importância da reforma do Mercado Municipal de Campinas. “É uma grande satisfação participar da assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras do Mercadão, para a qual destinei parte dos recursos. Isso é extremamente importante para a cidade, para os permissionários, para os usuários e para a Administração Municipal”, afirmou.
A empresa responsável pela obra, vencedora da licitação, é a RJC Sinalização Urbana Ltda., que executará o projeto sob a gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). A previsão de conclusão é de 12 meses.
Segundo o secretário Carlos José Barreiro, o Mercadão, com mais de um século de existência, passou por diversas reformas e pequenos ajustes, mas essa será a primeira grande intervenção. “Vamos revisar toda a parte elétrica e hidráulica, e o mais importante é que faremos uma atualização arquitetônica do edifício com todo o cuidado que um espaço tombado merece. O Mercadão passará por uma renovação, uma mudança de conceito que o tornará mais moderno e agradável para os frequentadores, além de oferecer melhorias significativas para os comerciantes”, afirmou.
Durante a reforma, o atendimento ao público será realizado em tendas, que estão sendo instaladas na área externa do mercado. Essa estrutura provisória e climatizada foi contratada pela Serviços Técnicos Gerais (Setec), responsável pela administração do mercado, que arcou com os custos para garantir a continuidade dos serviços.
O presidente da autarquia, Enrique Lerena, frisou que a reforma é a revitalização de um prédio histórico e icônico da cidade. “Após a conclusão das obras desse prédio histórico a condição de trabalho será muito melhor para os permissionários e a grande vantagem é que eles poderão continuar trabalhando durante todo o período da reforma e as permissões serão mantidas”, garantiu.
Além das autoridades citadas, também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço o deputado estadual Gilmaci Santos; os vereadores Igor Diego, Arnaldo Salvetti, Carlinhos Camelô, Rodrigo da Farmadic e Eduardo Magoga. Pela administração municipal estiveram presentes os secretários de Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes Júnior; de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; e o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.