Sandbox Regulatório: Campinas divulga resultado preliminar das empresas selecionadas para testes no 1º ciclo

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, divulgou o resultado preliminar das empresas selecionadas para participar do 1º ciclo do Sandbox Regulatório. A iniciativa permite o teste de soluções inovadoras em ambiente real, com acompanhamento do poder público e regras regulatórias específicas. O resultado foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 9 de janeiro.
 

Nesta primeira etapa, quatro empresas foram selecionadas para iniciar os testes de projetos com potencial de impacto urbano, social, ambiental e tecnológico no município. As propostas contemplam áreas estratégicas, como reurbanização do Centro, prevenção de desastres climáticos, atendimento ao cidadão e saúde pública.
 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o Sandbox representa um avanço na forma como o poder público se relaciona com a inovação. “O Sandbox permite que a cidade teste soluções inovadoras de forma responsável, com segurança jurídica e foco no interesse público. É uma oportunidade de aproximar o setor público do ecossistema de inovação e buscar respostas mais eficientes para desafios reais da cidade”, afirmou.
 

Segundo Adriana, o modelo também amplia as oportunidades para empresas e startups validarem seus produtos e serviços. “Ao criar um ambiente controlado de testes, Campinas se posiciona como uma cidade aberta à inovação, que incentiva o desenvolvimento tecnológico e valoriza soluções com impacto social, ambiental e urbano”, completou.
 

Empresas selecionadas e soluções apresentadas
 

  • Allrea Tecnologia e Serviços Imobiliários Ltda.: Apresentou um plano voltado à recuperação urbanística, cultural e social da região central de Campinas, com foco na reurbanização e revitalização do território.
     

  • HIT Tecnologia Ltda. (HwIT): Propôs a implantação de um sistema inteligente de alerta de enchentes, voltado à prevenção e mitigação de desastres climáticos em áreas urbanas vulneráveis.
     

  • Seizerteck Automation: Desenvolveu um chatbot inovador que opera de forma embarcada (edge/offline), automatizando o atendimento ao cidadão mesmo sem dependência de conectividade.
     

  • MedMe: Apresentou uma solução voltada à saúde pública, com foco na redução do tempo de espera para acesso à fisioterapia e na continuidade da reabilitação após a alta hospitalar.
     

Próximas etapas do Sandbox
 

Além das empresas selecionadas no resultado preliminar, a Prefeitura segue com a análise das propostas inscritas neste 1º ciclo do Sandbox, tanto nos editais de chamamento nº 01 e nº 02/2025 quanto das empresas credenciadas no edital de chamamento nº 03/2025, voltado a soluções para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
 

Após a publicação do resultado preliminar, as empresas selecionadas terão o prazo de cinco dias para apresentação de recursos. Na sequência, será divulgado o resultado final e iniciada a etapa de assinatura das autorizações para o início dos testes, que poderão ter duração de seis a 24 meses, conforme a complexidade e as características de cada projeto.
 

Todas as informações referentes ao resultado preliminar do 1º ciclo do Sandbox Regulatório podem ser consultadas no Diário Oficial do município.