Campinas receberá nova vacina contra dengue nos próximos dias

A Secretaria de Saúde de Campinas receberá, nos próximos dias, as doses da nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Devido à disponibilidade limitada de doses neste estágio inicial, a estratégia de vacinação contemplará, prioritariamente, os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do município.

Neste momento, o público-alvo é composto por Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e demais profissionais da Atenção Primária que atuam na linha de frente do combate à dengue.

“A vacina contra a dengue é uma forma importante de prevenção capaz de reduzir casos graves e evitar internações. Em um momento de aumento da circulação do vírus, a vacinação se soma às demais medidas de controle e é fundamental para diminuir os impactos da doença na população”, explica Cíntia Bastos, enfermeira do Programa de Imunização de Campinas.

Assim que as doses chegarem ao município, será definido um cronograma de distribuição que atenda à demanda da população alvo neste momento.

Campinas iniciou a aplicação da vacina da Takeda contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em abril de 2024. Desde então, foram aplicadas mais de 57,3 mil doses do imunizante no município.

Campinas contra a dengue em 2026

A Secretaria da Saúde realizou, até 20 de janeiro, 159.391 visitas a imóveis para controle de criadouros e 9.278 visitas para aplicação de inseticida por nebulização costal. Até 5 de fevereiro, a Secretaria de Serviços Públicos removeu mais de 8,6 mil toneladas de resíduos no município de Campinas.

Durante o 1º mutirão contra a dengue e outras arboviroses do ano, em 23 de janeiro, foram visitados 7.132 imóveis. Do total, foram trabalhados 4.011 imóveis, o equivalente a 56,2%, enquanto os demais 43,7% deixaram de ser acessados por estarem fechados, desocupados, recusa de alguns moradores, entre outros. Na ocasião, Serviços Públicos removeu 62.840 toneladas de resíduos entre os descartados irregularmente e limpeza de bocas de lobo.

O que foi feito em 2025
 

  • Controle de criadouros: 1.512.060 visitas a imóveis
  • Nebulização costal: visitas a 251.072 imóveis
  • Nebulização veicular: 9,5 mil imóveis contemplados
  • 12 mutirões
  • 54.682 toneladas de descartes irregulares retirados no município
  • 137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a junho de 2025) com 6 capacitações de aprofundamento de conhecimento (de junho a novembro de 2025)
  • 250 servidores brigadistas
  • 300 servidores capacitados
  • Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 63.616
  • 53 capacitações para profissionais de saúde
  • Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos

Mais informações no site https://dengue.campinas.sp.gov.br.