Campinas promove 2º Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses do ano neste sábado, 7
A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, realiza o 2º Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses de 2026 neste sábado, 7 de fevereiro. Os mutirões são intensificados neste período do ano por um cenário epidemiológico marcado pelo aumento das temperaturas e do volume de chuvas, que cria condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho será realizado das 8h às 12h em três bairros: Jardim Campineiro, Vila Esperança e Jardim São Marcos. Mais de 130 pessoas, entre agentes de saúde, funcionários de empresa contratada e membros do comitê, participam da ação.
Detalhes da ação
O ponto de encontro do mutirão será na Emef/EJA Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, que fica na rua Roberto Bueno Teixeira, s/n, no Jardim São Marcos, e então as equipes serão direcionadas aos bairros da ação.
Serão realizadas visitas a imóveis para remoção de criadouros e conscientização de moradores. Além disso, será feita a limpeza de bueiros e remoção de descarte irregular com maquinário.
Os munícipes também poderão aproveitar o caminhão da operação cata-treco que passará recolhendo resíduos na região. A orientação é de que móveis e objetos que não são mais utilizados sejam colocados nas calçadas para que sejam coletados pelo serviço nos bairros da ação.
Quem participa
Estão envolvidos na ação, a Secretaria de Saúde e órgãos pertencentes ao comitê: Secretaria de Comunicação; Cultura e Turismo; Educação; Esporte e Lazer; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Habitação; Relações Institucionais; Serviços Públicos; Trabalho e Renda; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração; Governo, com a participação da Defesa Civil e do 156; Rede Municipal Dr. Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Setec e Sanasa. O balanço do trabalho será divulgado na próxima segunda-feira, dia 26.
Campinas contra a dengue em 2026
A Secretaria da Saúde realizou, até 20 de janeiro, 159.391 visitas a imóveis para controle de criadouros e 9.278 visitas para aplicação de inseticida por nebulização costal. Até 5 de fevereiro, a Serviços Públicos removeu mais de 8,6 mil toneladas de resíduos no município de Campinas.
Durante o 1º mutirão contra a dengue e outras arboviroses do ano, em 23 de janeiro, foram visitados 7.132 imóveis. Do total, foram trabalhados 4.011 imóveis, o equivalente a 56,2%, enquanto os demais 43,7% deixaram de ser acessados por estarem fechados, desocupados, recusa de alguns moradores, entre outros. Na ocasião, a Secretaria de Serviços Públicos removeu 62.840 toneladas de resíduos entre os descartados irregularmente e limpeza de bocas de lobo.
O que foi feito em 2025
– Controle de criadouros: 1.512.060 visitas a imóveis
– Nebulização costal: visitas a 251.072 imóveis
– Nebulização veicular: 9,5 mil imóveis contemplados
– 12 mutirões
– 54.682 toneladas de resíduos retirados em ações
– 137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a junho de 2025) com 6 capacitações de aprofundamento de conhecimento (de junho a novembro de 2025)
– 250 servidores brigadistas
– 300 servidores capacitados
– Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 63.616
– 53 capacitações para profissionais de saúde
– Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos
Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br