13ª edição do Fevereiro Violeta em Campinas começa nesta segunda, 9

A campanha “Fevereiro Violeta: Pela superação do analfabetismo” tem início em Campinas na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro. O tema deste ano é “Os exercícios da cidadania e os desafios da superação do analfabetismo de Campinas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”. A cerimônia de abertura será realizada às 15h, na sede da regional sudoeste da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec).

Cerca de 1,6% da população campineira com mais de 16 anos é analfabeta, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coletados em dezembro de 2025. O Fevereiro Violeta tem como objetivo concentrar esforços e incentivar essas pessoas a retomarem os estudos.

Uma das principais ações é a “Busca Ativa”, que consiste na ida dos agentes aos bairros e residências para realizar abordagens, entrevistas e levantamento de dados, buscando identificar possíveis candidatos à EJA. 

A campanha terá divulgação nos meios de comunicação tradicionais e nas redes sociais, além de contar com carros de som circulando por diferentes regiões do município. Também estão previstas a distribuição de panfletos e a fixação de cartazes em ônibus e em estabelecimentos comerciais.

Combate ao analfabetismo

Entre 2013 e 2025, a Fumec atendeu aproximadamente 44 mil alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos EJA – Anos Iniciais. Apenas em 2024 e 2025, foram ofertadas 104 turmas em cada ano. Desde a criação do Fevereiro Violeta, em 2014, a iniciativa passou a registrar um impacto significativo no aumento do número de matriculados. Atualmente, a EJA – Anos Iniciais possui 77 salas de aula ativas.

As matrículas para a EJA permanecem abertas durante todo o ano e podem ser feitas diretamente nas salas de aula ou nas regionais da Fumec.

Serviço

Abertura do Fevereiro Violeta
Quando: 9 de fevereiro, às 15h
Local: Regional Sudoeste da Fumec
Endereço: Rua Izaura Aparecida Contareli, n° 60, DIC IV