2º Mutirão contra Arboviroses de 2026 visita mais de 5,5 mil imóveis em três bairros

O 2º Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses de 2026 de Campinas, visitou 5.524 imóveis entre comércios e residências nos bairros Jardim CampineiroVila Esperança Jardim São Marcos. A ação prevista para o dia 7 de fevereiro, adiada em por conta das condições climáticas, foi realizada nos dias subsequentes pela Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
 

Mais de 130 pessoas, entre agentes de saúde, funcionários de empresa contratada e membros do comitê, participaram da ação. Os mutirões são intensificados neste período do ano por um cenário epidemiológico marcado pelo aumento das temperaturas e do volume de chuvas, que cria condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 

Durante os quatro dias, as equipes estiveram em 3.465 imóveis, o equivalente a 62,7%, enquanto os demais 37% deixaram de ser acessados por estarem fechados, desocupados, recusa de alguns moradores, entre outros.
 

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos removeram 10,79 toneladas de resíduos entre os descartados irregularmente e resultantes de limpeza de bocas de lobo nesta ação.
 

A ação contou com a Secretaria de Saúde e órgãos pertencentes ao comitê: Secretaria de Comunicação; Cultura e Turismo; Educação; Esporte e Lazer; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Habitação; Relações Institucionais; Serviços Públicos; Trabalho e Renda; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração; Governo, com a participação da Defesa Civil e do 156; Rede Municipal Dr. Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Setec e Sanasa.
 

Comitê de prevenção
 

A Prefeitura conta com um Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. O objetivo é que todas as partes contribuam no processo de planejamento, articulação, coordenação, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de prevenção e controle de doenças, assim como no atendimento a situações adversas provocadas pelas arboviroses e zoonoses de importância em saúde pública em todo o território do município de Campinas. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.
 

O que já foi feito em 2026
 

– controle de criadouros: 172.517 visitas a imóveis (até 2/2);

– nebulização: visitas a 10.935 imóveis (até 2/2);

– 2 mutirões;

– 7.837 toneladas de descartes irregulares retirados no município (até 5/2);

– monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 181.203 (desde 3/2023);

– uso de armadilhas contra o Aedes em pontos estratégicos.

 

Mais informações no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.