Campinas reforça ações de combate ao analfabetismo durante o Fevereiro Violeta

Entre 9 de fevereiro e 6 de março, a Fundação Municipal para Educação Comunitária de Campinas (Fumec) promove a 13ª edição do “Fevereiro Violeta – Pela superação do analfabetismo em Campinas”. Criada em 2014, a iniciativa integra um trabalho que já atendeu cerca de 44 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos Iniciais em 13 anos e tem como objetivo incentivar pessoas que não conseguiram se alfabetizar ou não concluíram o ensino fundamental a retomarem os estudos.

A ação aproxima a EJA e a população por meio de atividades e peças de divulgação, além da busca ativa de novos alunos. Durante o período, promotores da Fumec visitam bairros, comércios e residências para levantar informações e identificar possíveis interessados em voltar a estudar.

A EJA – Anos Iniciais é voltada a pessoas que não se alfabetizaram ou não concluíram o ensino fundamental. Já quem não finalizou o ensino médio ou busca formação profissional é encaminhado aos serviços das escolas estaduais e do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), responsáveis por essas áreas, respectivamente.

Segundo José Batista Filho, diretor dos Programas de EJA da Fumec, essa campanha faz parte de um trabalho permanente com parcerias em diferentes áreas. “A EJA atua de maneira articulada com diferentes políticas públicas de diversas áreas. Essa atuação integrada amplia a identificação de pessoas em situação de analfabetismo e fortalece as estratégias para garantir o acesso e a permanência na escola. Fazemos esse trabalho ao longo do ano, mas fevereiro é o mês em que concentramos essas ações”, diz.

Na 12ª edição do Fevereiro Violeta, realizada em 2025, foram feitas mais de 200 abordagens, resultando em 112 novas matrículas na EJA durante o período da ação.

Combate ao analfabetismo

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados em dezembro de 2025, 1,64% da população de Campinas com mais de 16 anos é analfabeta, o que corresponde a cerca de 14.015 campineiros.

Entre 2013 e 2025, a Fumec atendeu aproximadamente 44 mil alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos EJA – Anos Iniciais. Apenas em 2024 e 2025, foram ofertadas 104 turmas em cada ano. Desde a criação do Fevereiro Violeta, em 2014, a iniciativa passou a registrar um impacto significativo no aumento do número de matriculados.

As matrículas para a EJA permanecem abertas durante todo o ano e podem ser feitas diretamente nas salas de aula ou nas regionais da Fumec.