Empreende Campinas: encontro tira dúvidas de interessados em participar da edição 2026

Interessados em participar do programa Empreende Campinas puderam tirar dúvidas e conhecer o cronograma de ações previstas para esse ano. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 27, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e Fundação FEAC. O objetivo da iniciativa é apresentar os benefícios da formalização.

O programa terá 120 vagas oferecidas pelas secretarias de Políticas para as Mulheres e Trabalho e Renda. A secretária de Políticas para as Mulheres, Alessandra Herrmann, diz que a quantidade de mulheres presentes ao encontro foi motivadora. “Tivemos a presença de uma grande quantidade de mulheres nessa noite. Isso nos alegra e nos motiva a continuar buscando formações para que tenhamos cada vez mais empreendedoras em Campinas.”

O projeto existe desde 2022 e já formou 1.100 empreendedores, dos quais 78% são mulheres. O coordenador-geral da iniciativa, Milton Pereira, apresentou o cronograma e as especificações para participação.

“Hoje plantamos a semente do Empreende Campinas. Em fevereiro, ela germina com as inscrições e cresce com as primeiras capacitações. Nossa rede sonha alto: quer ver nascer turmas de microempreendedoras prontas para escrever, com planejamento e coragem, os próximos capítulos de suas histórias”, destacou Pereira.

Conteúdo do projeto Empreende Campinas

O curso básico conta com três meses de duração e ao final, as mulheres empreendedoras que cumpram todas as etapas, tenham seu projeto aprovado e comprovem vulnerabilidade social, podem receber R$ 2 mil via Fundação FEAC para investir no negócio.

As trilhas Semente e Incubação iniciam o módulo. A Trilha Semente aborda autoconhecimento, autocuidado, relações profissionais e identificar qual é o perfil empreendedor. Na trilha Incubação, acontece a formação técnica do empreendedor. O participante aprende sobre ferramentas de gestão, como fluxo de caixa e Canva.

A Trilha Semente já começa no dia 04 de fevereiro, haverá 90 vagas disponíveis para as interessadas que farão o curso na Casa da Mulher Campineira. As 90 vagas se dividem em turma de 30 participantes, nos horários: manhã, tarde e noite. A capacitação acontecerá às quartas-feiras, nos períodos: manhã, das 9h às 11h; tarde, das 14 às 16h; e noite das 18h30 às 20h30.

Após esse período de aprendizado, começa a fase de mentoria, também com duração de dois meses. Essa é a fase em que acontece atendimento individualizado em gestão, formalização e expansão do negócio. Com a conclusão da mentoria, as participantes aprofundam o conhecimento em marketing digital, finanças, como se tornar MEI (Microempreendedor Individual) e gestão operacional.

Com a conclusão dessa etapa, a empreendedora pode se candidatar ao Capital Semente e pleitear o incentivo de R$ 2 mil para investimento a partir da aprovação do Plano Individual de Negócio e comprovação dos requisitos sociais exigidos. Após essa fase também ocorre a Trilha Avançada com conteúdos como marketing digital, finanças pessoais e de negócio e gestão operacional.

Locais dos cursos

A formação acontecerá em dois locais: a Casa da Mulher Campineira, que oferecerá 90 vagas exclusivas para mulheres, e o Palácio da Justiça, que terá 30 vagas mistas.

 
Para se inscrever em qualquer um dos locais, é necessário ter mais de 18 anos e comparecer presencialmente portando documento de identificação com foto e comprovante de residência.

 
Na Casa da Mulher Campineira, as inscrições acontecem no dia 4 de fevereiro, nos períodos da manhã, tarde e noite. Já no Palácio da Justiça, as inscrições serão realizadas no dia 18 de fevereiro, das 18h30 às 20h30.

Serviço

Inscrições para o Programa Empreende Campinas 
 
Casa da Mulher Campineira 
Data: 4 de fevereiro 
Vagas: 90 
Horários: 
Manhã: das 9h às 11h 
Tarde: das 14h às 16h 
Noite: das 18h30 às 20h 
Endereço: Rua Onze de Agosto, 412 – Centro – Campinas 
Documentos necessários: documento de identificação com foto e comprovante de residência 
Gratuito 
Exclusivo para mulheres 
 
Palácio da Justiça 
Data: 18 de fevereiro 
Vagas: 30 
Horário: das 18h30 às 20h30 
Endereço: Praça Guilherme de Almeida, Rua Regente Feijó, s/n – Centro 
Documentos necessários: documento de identificação com foto e comprovante de residência 
Gratuito