Atividades lúdicas e experiências interativas marcam celebração do Dia Mundial da Educação Ambiental
Microverdes, atividades lúdicas, mini hortas e experiências interativas marcaram a celebração do Dia Mundial da Educação Ambiental nesta segunda-feira, 26 de janeiro, no Bosque dos Jequitibás. A ação, promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e órgãos parceiros, reuniu famílias em uma programação especial voltada à conscientização, ao aprendizado e à aproximação da população com temas ambientais.
Voltado para a educação ambiental e sensibilização da população, o evento ofereceu atividades com linguagem acessível e propostas práticas, permitindo que crianças, jovens e adultos conhecessem iniciativas relacionadas ao uso consciente da água, alimentação sustentável, preservação da fauna e valorização dos serviços ambientais.
Um dos destaques foi a distribuição de microverdes (plantas jovens de hortaliças e ervas) acompanhada de orientações sobre plantio, cuidados e benefícios para a alimentação saudável e sustentável. Mais de 200 pessoas receberam os kits e participaram das atividades educativas relacionadas ao tema. Também foram distribuídos gibis ambientais e materiais informativos sobre o combate ao desperdício de água, reforçando a importância da educação ambiental desde a infância.
As crianças tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre animais das áreas rurais e marinhos, por meio do contato com réplicas educativas com diferentes texturas, estimulando a curiosidade, o interesse e a participação ativa. O espaço contou ainda com mini hortas, tapete didático interativo e um painel institucional da Seclimas, que serviu como ponto de integração e registro de fotos com o público.
Durante a programação, os visitantes também puderam conhecer mais sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Água, iniciativa que incentiva a preservação dos recursos hídricos por meio da valorização de práticas sustentáveis, além de receber orientações sobre educação e interação ambiental no cotidiano.
A ação contou com a participação e o apoio de diversos parceiros e instituições, entre eles a Sanasa Campinas, Polícia Ambiental, Mata de Santa Genebra, Colégio Etecap, Fazenda Serra d’Água, coletivos ambientais, equipe do Museu do Bosque dos Jequitibás e servidores da Seclimas, que contribuíram para a diversidade das atividades e conteúdos apresentados ao público.