Campinas inicia primeira obra de recapeamento do ano nesta quinta-feira, 22
A primeira obra de recapeamento do ano teve início nesta quinta-feira, 22 de janeiro, pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas. A renovação do asfalto está sendo feita na rua Martinópolis, que tem 750 metros, vai da rua Nazareno Mingone até a rua Franco da Rocha, no bairro Cidade Jardim, região Sul. O serviço deve seguir por uma semana.
A primeira etapa é a fresagem, quando a máquina fresadora retira a camada superficial do asfalto desgastado. Em seguida vem a aplicação de massa asfáltica e a compactação.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que o recapeamento é fundamental para renovar a qualidade e, portanto, a vida útil do pavimento. O investimento na obra é de R$ 800 mil, sendo R$ 350 mil de emenda impositiva do vereador Dr. Yanko.
“É uma nova capa de asfalto colocada sobre o pavimento, que fica renovado e protegido. A vida útil do asfalto é ampliada” explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
O engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos, Horácio Garcia, explica que a via está bem desgastada e tem grande fluxo de veículos. “Ao longo da extensão dos 750 metros da vida, há um trecho de 250 metros que é mais largo, com porte de avenida, na altura entre a avenida das Amoreiras e rua Ermelindo Antônio Petris Marangoni”, pontua o engenheiro.
Recapeamento pela cidade
Desde 2021, Campinas recapeou mais de 190 km de vias por toda a cidade. Após a aplicação do novo asfalto, as vias recebem novamente a sinalização de trânsito, com pinturas no solo. Os locais para receber recapeamento são definidos por critérios técnicos, como áreas com mais desgaste do asfalto e que tenham grande fluxo de trânsito.