Urbanismo divulga 4º Relatório de ações implementadas no Aprova Fácil após consulta pública
Já está disponível na página da Secretaria Municipal de Urbanismo, no portal da Prefeitura de Campinas, o 4º Relatório de ações implementadas na plataforma Aprova Fácil, o sistema digital criado para agilizar a aprovação de projetos e a emissão de alvarás de construção, ampliação, reforma, demolição e regularização, além da emissão de Certificados de Conclusão de Obra (Habite-se/CCO), no município.
Após análise dos técnicos da pasta, as sugestões viáveis enviadas eletronicamente pela consulta pública realizada de 10 de fevereiro a 12 de março de 2025, foram colocadas em prática em dezembro passado. As propostas vieram de cidadãos, arquitetos, engenheiros e técnicos em edificações que utilizam o sistema.
As novas funcionalidades do Aprova Fácil são:
– Inclusão do Manual Aprova Fácil e a Cartilha de Aprovação de Projetos dentro da plataforma.
– Integração com sistemas das demais secretarias que participam do processo de aprovação.
– Demolição Executada: envio para Anotação no Banco de Dados.
– Botão para informar quando não há autor de projeto ou responsável técnico.
– Melhorias no credenciamento de Pessoa Jurídica.
– Orientação sobre geração de Arquivos DWG 2000.
– Solicitação de CCO concomitante à Regularização após entrada do requerimento.
Entre os resultados alcançados com as modificações se destaca a redução de etapas do fluxo da plataforma, com a centralização das informações em uma única solicitação. “Além disso, com as melhorias há mais agilidade e praticidade. A plataforma Aprova Fácil cada vez mais tem uma interface intuitiva, oferendo menor tempo na aprovação de projetos e a eliminação de retrabalho”, explica a secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho, que também avalia ganhos em eficiência administrativa, com redução da carga de análise técnica e ganho de produtividade.
Consulte on-line
Os dados completos do 4º Relatório de ações implementadas na plataforma Aprova Fácil estão disponíveis no portal da Prefeitura de Campinas, na página da Secretaria de Urbanismo, no link https://portal-api.campinas.sp.gov.br/sites/default/files/secretarias/arquivos-avulsos/3628/2026/01/06-105523/Relatorio-de-Acoes-Implementadas-Dezembro.pdf. Lá é possível entender como ficaram as novas funcionalidades na prática.
Os outros documentos com as sugestões que passaram a fazer parte da plataforma foram divulgados em maio, julho e setembro de 2025. Todas as informações dos relatórios anteriores estão disponíveis em https://campinas.sp.gov.br/sites/consultasemurb/participe-.