Prefeitura de Campinas digitaliza Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA) da Secretaria de Saúde passou a integrar a Plataforma de Requerimentos do município nesta sexta-feira, 9 de janeiro, para otimização de cadastro de estabelecimentos e produtos, em iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
 

Agora, cerca de 60 mil usuários cadastrados poderão realizar todos os procedimentos de forma 100% online, sem necessidade de impressão de documentos ou deslocamento até órgãos públicos.
 

O projeto surgiu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico como parte de uma série de ações para facilitar a vida do empreendedor e ativar a economia municipal. 
 

“A digitalização do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é um avanço importante para Campinas, porque simplifica processos e amplia as oportunidades para os empreendedores. Hoje, com a plataforma 100% online, o produtor consegue se regularizar com mais agilidade, garantir a certificação necessária para comercializar seus produtos e atuar de forma legal. Temos muito orgulho de ter participado da construção dessa solução, que fortalece o empreendedorismo, a segurança dos alimentos e o desenvolvimento econômico da cidade”, afirma Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
 

Desburocratização na prática
 

Com a digitalização, os comerciantes de produtos de origem animal podem fazer registros de estabelecimentos, renovações de licenças, solicitações de vistorias, alterações cadastrais, transferências de titularidade, além do registro de produtos que agora são realizados em poucos cliques com acompanhamento em tempo real.
 

“Transformamos a experiência do cidadão eliminando barreiras burocráticas. O que antes demandava downloads, impressões e protocolos presenciais agora é resolvido digitalmente, com transparência e rapidez”, afirma Anne Dutra, coordenadora do Departamento de Fiscalização de Alimentos.
 

Tecnologia desenvolvida em Campinas
 

O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Informatização (Deinfo) da Prefeitura em parceria com a Informática de Municípios Associados (IMA). “A solução foi construída sobre uma plataforma de automação de fluxos intuitiva, responsiva e fácil de modificar quando necessário”, explica Marcelo Bertone, analista de Tecnologia da Informação do Deinfo.
 

O sistema oferece validação automática de campos, autopreenchimento de informações e solicitação personalizada de documentos para cada tipo de serviço.
 

Além disso, a plataforma está integrada ao Gov.br para autenticação digital, dispensando a criação de novas senhas. O acesso é feito com as mesmas credenciais já utilizadas em outros serviços federais.
 

Gestão mais eficiente
 

A modernização também beneficia a gestão pública. O SIM-POA, que antes não contava com base de dados centralizada nem emissão digital de licenciamentos, agora terá controle em tempo real com monitoramento de prazos e dashboards de produtividade.
 

Serviço

Mais informações sobre o SIM-POA podem ser encontradas no link: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/sim-poa
 

Acesse a Plataforma de Requerimentos: https://requerimentos.campinas.sp.gov.br/externo/login

Request data export

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Request data removal

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados deste site.

Request data rectification

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Request unsubscribe

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento da sua inscrição nas nossas listas de e-mail.