No calor, frutas geladas e sorvetes especiais ajudam animais do Bosque a se refrescar

Em meio às altas temperaturas, os animais do Bosque dos Jequitibás recebem um cardápio especial para enfrentar o calor. Sob a supervisão da chefe do Bosque, Débora Meca, e da médica veterinária, Gabriela Figueiredo, frutas ricas em água, como melancia, legumes e verduras são oferecidos para melhorar a hidratação. Além disso, espelhos d’água nos recintos e “sorvetes”, feitos com frutas congeladas, se tornam aliados no refresco dos bichos. Nesta quarta-feira, 7 de janeiro, entre os animais que receberam a alimentação gelada estavam araras, pavões, macacos, cateto, hipopótamo, jabutis e antas.

Entre os mais animados com as novidades estão os macacos, como Natan, que não hesitou em pegar um sorvete feito com cabinho de coquinho e saborear uma melancia gelada. Nas proximidades, as antas Luciano e Antônio aguardavam ansiosas pela refeição gelada, iniciada com alface e seguida por pedaços de melancia e outras frutas. Até a macaca Estrela, que vive em liberdade no Bosque, aproximou-se da grade para pegar seu sorvete antes de retornar às árvores.

As araras também participaram do banquete refrescante. Sorvetes pendurados em fios de juta foram presos em paus de arara dentro do recinto, permitindo que as aves se revezassem para mordiscar a guloseima gelada.

Segundo a veterinária, a alimentação é cuidadosamente planejada para os dias quentes. Sementes muito gordurosas, como a de girassol, são evitadas, e as frutas são servidas com moderação — seguindo um cronograma específico para evitar excesso de frutose, que pode causar desequilíbrios nutricionais.