Você sabia? Todos fazemos parte do trânsito, seja a pé, de bicicleta e até de skate
Nas ruas da cidade, não só os carros, motos, ônibus e outros tipos de veículos são protagonistas da mobilidade. Todos somos pedestres em alguma etapa do nosso deslocamento. E, para que tudo funcione, é importante que cada um entenda e desempenhe seu papel, seguindo as regras e as leis de trânsito, sem esquecer a boa educação e o respeito para com aqueles que compartilham o mesmo espaço.
“Neste período de final de ano, quando muitas pessoas saem de férias, um bom desafio é praticar a mobilidade ativa com cuidado e responsabilidade. Com foco e atenção no trajeto, sem subestimar os desafios que o trânsito impõe, podemos valorizar nosso direito de ir e vir com prazer e segurança”, diz o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Quando fala em mobilidade ativa, Vinícios Riverete refere-se ao deslocamento de pessoas por vias públicas sem depender de motores. Inclui maneiras simples de se mover como caminhar, andar de bicicleta, patins, skate ou patinete.
A proteção dos pedestres é uma responsabilidade de todos os demais atores do trânsito. Alguns comportamentos básicos devem ser adotados por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas e contribuem para evitar acidentes.
Confira dicas de segurança:
Respeite e sempre utilize a faixa de pedestres.
Respeite a sinalização semafórica: essa regra vale para condutores e pedestres.
Ao atravessar ou caminhar, evite utilizar o celular, fones de ouvido ou qualquer acessório que desvie a atenção do trânsito.
Redobre a atenção ao embarcar e desembarcar de veículos.
Redobre a atenção em locais de entrada e saída de veículos, como estacionamentos.
Pedestre: priorize caminhar em calçadas e passarelas.
Garanta sua visibilidade, especialmente a noite e em locais mal iluminados. Vale até usar vestimentas claras ou com faixas reflexivas.
Evite correr nas vias, isso pode surpreender motoristas e gerar acidentes.
Em dias de chuva, redobre a atenção: os motoristas podem enfrentar baixa visibilidade, além do asfalto estar escorregadio.
Oriente as crianças, demonstre comportamentos seguros, atravessando na faixa e segurando na mão, pois atitudes seguras começam desde cedo.
Ao atravessar, faça contato visual com o motorista, certifique-se de que ele o viu. Um simples olhar pode evitar acidentes.
Ao atravessar, é importante olhar para os dois lados, mesmo em vias de mão única. Mantenha a atenção até o final da travessia.
Lembre-se também, veículos grandes, como ônibus, podem ter “pontos cegos”. Redobre a atenção.
Se for usuário do transporte, dê o sinal com antecedência, embarque e desembarque sempre na calçada e espere o ônibus parar totalmente.
Ciclista, ao utilizar a faixa de travessia ou transitar na calçada, desça da bike e empurre para evitar conflitos com pedestres.
Ao utilizar patinetes elétricos, devolva em uma das estações virtuais indicadas no aplicativo da plataforma. Jamais abandone o patinete nas calçadas, de modo a prejudicar a circulação dos pedestres, especialmente das pessoas com baixa mobilidade.
Skatista, redobre a atenção ao utilizar skate em calçadas ou outros espaços com circulação de pedestres. Evite vias movimentadas e demais espaços destinados a circulação de veículos. Respeite o espaço coletivo.
Pedestre, ao atravessar em locais de travessias que possuam dois tempos, redobre a atenção e aguarde no canteiro central até a fase verde para pedestres.
A segurança no trânsito é feita de pessoas e atitudes que inspiram cuidado e proteção. Com educação, comportamentos e condutas corretas, a mobilidade e o direito de ir e vir tornam o trânsito mais respeitoso e harmonioso para todos.