Quase 5 mil profissionais de saúde participaram dos cursos de qualificação oferecidos pela Rede Mário Gatti

O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Rede Mário Gatti (RMG) foi responsável por realizar 76 cursos de qualificação, que tiveram 4.971 participantes ao longo de 2025. O NEP é responsável pela capacitação, educação continuada e pesquisa dos profissionais da RMG, e tem como objetivo aprimorar cada vez mais o atendimento nas unidades de saúde, organizando cursos, residências e estágios para qualificar equipes, atualizar os profissionais sobre novos conhecimentos e protocolos de trabalho.

 

Foram abordados 54 temas relacionados com a área da saúde em 2025, como por exemplo, o uso de drogas, protocolo de sepse, despensa de psicotrópico, além da abordagem das Metas Internacionais de Segurança do Paciente (Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Segurança de Medicamentos, Cirurgia Segura, Redução de Infecções – higienização das mãos- e Redução de Quedas/Lesões por Pressão).

 

“A capacitação é fundamental para além da atualização de conhecimento, porque o colaborador tem acesso a educação continuada e desenvolve sua atribuição com mais segurança e responsabilidade. Isso reduz a chance de erro, além de promover assistência humanizada e a segurança do paciente”, opinou Elisangela Mendonça, técnica de enfermagem de clínica médica que participou de treinamentos do NEP.

 

Público-alvo

 

Os cursos oferecidos ao longo do ano são destinados a toda equipe multiprofissional de todas as unidades que fazem parte da Rede Mário Gatti. Segundo Eliana dos Santos Paião Pereira, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa, muitas capacitações são desenvolvidas a partir de demandas.

 

“Por exemplo, nós sabemos que no inverno temos um aumento significativo de infarto agudo do miocárdio (IAM). Então, já preparamos todas as capacitações de atualização de protocolo de IAM para médicos, enfermeiros para que seja realizado antes de entrarmos nesse período. Em janeiro, já estamos preparando os cursos sobre sazonalidade pediátrica, que costuma aumentar a partir de março. Então os cursos são definidos a partir das necessidades das equipes de saúde. Somos multiplicadores para toda a rede”, explicou.

Segundo Eliana, a atualização de conhecimentos e protocolos evita mortes e garante um tratamento com qualidade para o paciente e para o serviço de saúde.

 

Novidade para 2026

 

Para 2026, o NEP vai convidar as instituições de ensino que têm convênios de estágio com a Rede Mário Gatti para que participem das capacitações oferecidas. “Os motivos de chamar as escolas para participarem dos cursos é que, por estarem dentro das unidades da rede, os alunos precisam acompanhar os protocolos para poder dar a assistência adequada. E com isso, nós já estamos preparando a mão de obra que pode ser possivelmente contratada no futuro, porque esses alunos já terão uma qualificação específica da Rede Mário Gatti. Isso já soma e agrega qualidade ao serviço oferecido”, explicou.

 

Exit mobile version