Operação na noite de quinta-feira apreendeu 11 garrafas de bebidas importadas de forma ilegal

A Guarda Municipal de Campinas continua intensificando as ações de fiscalização e combate à comercialização de bebidas adulteradas ou vendidas de forma ilegal. Uma operação realizada na noite de ontem, quinta-feira, 18 de dezembro, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), localizou 11 garrafas de bebidas importadas ilegalmente que estavam sendo comercializadas em uma adega no Jardim Bonsucesso, caracterizando crime de descaminho. O proprietário do estabelecimento foi conduzido ao plantão da Polícia Federal, foi ouvido e liberado e as garrafas foram apreendidas.

 

Durante a ação, foram vistoriadas 18 adegas em 13 bairros da cidade. Nesta fiscalização de ontem, não foram constatadas bebidas adulteradas ou falsificadas.

 

A ação teve como foco a proteção da saúde da população e o enfrentamento a práticas ilícitas. O objetivo é coibir a venda de produtos sem comprovação de origem e fora dos padrões exigidos pela legislação.

 

A comercialização de bebidas falsificadas representa risco direto à saúde, uma vez que esses produtos podem conter substâncias nocivas, além de causar prejuízos econômicos e alimentar outras práticas criminosas. 

 

Denúncias sobre locais que vendem bebidas falsificadas podem ser feitas pelo telefone 153.

 

Termo de cooperação com a Abrabe

 

No último dia 5 de dezembro, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Segurança Pública, firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para capacitação de agentes de segurança e de fiscalização no enfrentamento ao comércio e circulação de bebidas falsificadas, adulteradas e ilegais. 

 

O acordo prevê treinamentos especializados voltados para guardas municipais e demais profissionais que atuam na fiscalização, como agentes da vigilância em saúde e policiais civis e militares. Com a capacitação, essas equipes poderão identificar bebidas irregulares nas rotinas de fiscalização e em operações e, desta forma, fortalecer medidas de prevenção e combate à falsificação na cidade.