Educação define data para abertura do ano letivo de 2026 com entregas de uniformes e kits escolares

A Secretaria de Educação de Campinas programou para 6 de fevereiro a abertura do ano letivo de 2026 nas 182 escolas sob gestão exclusiva da Prefeitura. Nesta mesma data serão realizadas as entregas dos uniformes e kits escolares para os alunos e alunas da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e educação de jovens e adultos (EJA).

O período de recesso para estes estudantes começa em 22 de dezembro, enquanto que para os professores o início ocorre dia 23.

Em relação às demais 84 escolas em que há parceria da Secretaria de Educação de Campinas com organizações da sociedade civil ou mantidas por instituições colaboradoras, a data de volta às aulas será definida em janeiro pelas entidades após a publicação da Resolução de Calendário, com obrigatoriedade de 200 dias letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Neste caso, o modelo de abertura do ano letivo segue as mesmas diretrizes das outras unidades e as entregas dos kits de uniformes e materiais também serão feitas na volta às aulas.

Como será a abertura de 2026?

A abertura do ano letivo de 2026 terá atividades lúdicas e culturais para receber as crianças, adolescentes, jovens e adultos nas unidades de ensino com objetivo de valorizar o acolhimento, a integração da comunidade e o fortalecimento dos vínculos socioemocionais.

Cada escola poderá definir uma agenda especial incluindo ações como apresentações artísticas, integração e socialização da comunidade a partir de rodas de conversa e jogos cooperativos, contação de histórias e atividades literárias, além de apresentações dos profissionais, visita aos espaços educativos e dos projetos da unidade de ensino.

“Este é um momento acolhedor e festivo para as alunas e alunos da rede municipal de Campinas. Queremos promover experiências significativas que contribuam para uma chegada leve e motivadora”, explicou a secretária de Educação de Campinas, Patrícia Adolf Lutz.

Nesta data, a secretaria, por meio de parceria com a Ceasa, realizará nas escolas uma distribuição de lanche adicional aos estudantes, complementar às refeições oferecidas. 

Em anos anteriores, as aberturas dos anos letivos foram realizadas de maneira centralizada com apresentações da Orquestra Sinfônica de Campinas, o Festival Hip Hop Educa, peças teatrais desenvolvidas em parceria com o Sesi e apresentações do Grupo Palavra Cantada.

“A abertura do ano letivo constitui um momento essencial de reencontro, acolhimento e reafirmação dos compromissos educativos que orientam o trabalho da rede municipal. Com este modelo, queremos oferecer uma recepção significativa e acolhedora às alunas e alunos fortalecendo os vínculos e inaugurando, com entusiasmo, as aprendizagens de 2026”, afirmou o diretor do Departamento Pedagógico, Luciano Alves dos Reis.