A Prefeitura de Campinas e a Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas) realizaram, na noite desta terça-feira, 9 de dezembro, a entrega de 62 escrituras no Núcleo Residencial Monte Alto Fase II. A cerimônia, realizada na CEI Nave Mãe Paulo Freire, marcou o fim de uma espera de mais de três décadas para as famílias da comunidade e integra o programa de regularização fundiária que já beneficiou mais de 85,9 mil moradores na cidade.
O prefeito Dário Saadi foi representado pelo presidente da Cohab, Arly de Lara Romêo, que destacou a relevância histórica da ocasião.
“Hoje é um dia que ficará marcado para sempre. Após 30 anos de espera, vocês recebem a escritura do imóvel de vocês. A partir de agora, cada família poderá dormir tranquila, sabendo que mora em um imóvel que é seu, com segurança para realizar melhorias e planejar o futuro. Para nós, da Cohab, é uma enorme alegria compartilhar esse momento. A Cohab e a Secretaria de Habitação são referência no Brasil na área de regularização e de empreendimentos”, afirmou.
O diretor de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação (Sehab), Christiano José Maria, que representou o secretário Luís Cirilo, reforçou o significado social das entregas.
“Entregar uma matrícula é entregar segurança. A partir deste documento, a residência passa a ser, definitivamente, de cada família. Nosso trabalho na regularização fundiária existe para permitir dias como este, em que vemos o sorriso no rosto dos moradores ao receberem sua matrícula. Que essas casas possam acolher filhos, netos, e que este dia se torne parte da história de vocês”, declarou.
Com a emissão das matrículas pelo Cartório de Registro de Imóveis, as famílias passam a contar com a posse oficial e definitiva das propriedades. O documento garante segurança jurídica e possibilita investimentos nos imóveis, fortalecendo a estabilidade social e econômica dos beneficiados.
Núcleo Monte Alto Fase II
O Núcleo Residencial Monte Alto Fase II começou a ser ocupado em junho de 1994. Os moradores haviam iniciado uma ocupação anterior na Praça 13, no loteamento Jardim Rossin. Em 2001, as duas áreas foram unificadas e passaram a denominar-se Jardim Monte Alto. A entrega das escrituras consolida um novo capítulo para a comunidade, agora com a titularidade definitiva dos terrenos.
Ao longo do processo de regularização, o bairro recebeu melhorias essenciais, como rede de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
Campinas: referência nacional em regularização fundiária
Campinas lidera atualmente o maior programa de regularização fundiária do Brasil. A atuação conjunta da Sehab e da Cohab já regularizou 141 núcleos urbanos e 21.669 imóveis, beneficiando diretamente cerca de 86 mil moradores. Os resultados consolidam o município como principal referência nacional em políticas de habitação e ampliação do acesso ao direito à moradia.







