Nesta sexta-feira, 5 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado, a Sanasa, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas, recebeu o “Medalhão de Ouro” do Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão (PPQG), concedido pelo Instituto Paulista de Excelência em Gestão (Ipeg). O Instituto coloca a autarquia campineira entre as empresas de melhores gestões no Estado de São Paulo. A Sanasa também foi premiada por medalhas nas modalidades Mérito de Inovação em Gestão – categorias Finanças, Sistema de Contabilidade da Sustentabilidade, além de Gestão Avançada – Jornada da Excelência: gestão e transformação cultural.
PPQG e IPEG
O Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG) é uma iniciativa conduzida pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG), uma organização que promove o desenvolvimento e a implementação de práticas de excelência em gestão no estado de São Paulo. O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular organizações que demonstram maturidade e desempenho excepcionais em suas práticas de gestão.
O IPEG é responsável por fomentar o aprimoramento da gestão em diversos setores, incentivando as organizações a adotar estratégias inovadoras, sustentáveis e alinhadas com os princípios de eficiência e responsabilidade social. Por meio do PPQG, o instituto busca evidenciar organizações que se destacam como referência em gestão, fortalecendo a competitividade e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Essa foi a primeira participação da Sanasa no processo de premiação do PPQG.
“Ter nossa gestão certificada por um prêmio, mais uma vez, além de ser motivo de orgulho, indica que estamos no caminho certo para continuar a melhorar a vida das pessoas. Também nos inspira a evoluir com mais competência e olhar humano”, comemora Manuelito Magalhães Júnior, presidente da Sanasa. O diretor administrativo da Sanasa, Paulo Zeraik, que representou o presidente na cerimônia, afirma que este prêmio “é o resultado do esforço e do trabalho que toda equipe tem feito em melhorar a qualidade e a gestão de todas as áreas da empresa”.
Manuelito faz questão de lembrar que, em 2025, a Sanasa recebeu treze prêmios, além dos oferecidos pelo PPQG. “Foi um ano muito importante para nós da Sanasa e para Campinas, porque essas premiações atestam que a cidade tem um saneamento de qualidade e uma gestão transparente”, afirma Manuelito. Ele complementa que este ano Campinas ficou em primeiro lugar no ranking nacional de saneamento pelo Instituto Trata Brasil. Conforme detalha, A Sanasa foi contemplada, pela mesma instituição, pelo prêmio “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”.
A sala de troféus da Sanasa, em 2025, também reservou espaço para mais reconhecimento
- Troféu “Transparência Anefac”, concedido pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade
- Troféu Quíron Platina (“Oscar do Saneamento”), concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
- Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) (quatro medalhas).
- Prêmio “Ação pela Água”, do Consórcio PCJ pelas Águas, pela transformação na gestão dos recursos hídricos
- Prêmio “As 100+Inovadoras no Uso de TI”, do IT Fórum, pelo uso de inteligência artificial no combate à perda de água
- Selo “Empresa Resiliente”, concedido pela Prefeitura Municipal de Campinas para reconhecer empresas que investem na prevenção e mitigação de riscos de desastres
- Prêmio “Inovação em Contabilidade Professor Sérgio Iudícibus”, oferecido pelo Instituto de Contadores do Brasil
- Prêmio “Projeto Acertar”, da Agência Reguladora PCJ, que audita e atesta os dados transmitidos pela Sanasa ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA).







