Home Noticias Prefeitura firma acordo com Abrabe para capacitar agentes no combate à falsificação...

Prefeitura firma acordo com Abrabe para capacitar agentes no combate à falsificação de bebidas

0

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Segurança Pública, firmou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) que prevê a capacitação de agentes de segurança e de fiscalização no enfrentamento ao comércio e circulação de bebidas falsificadas, adulteradas e ilegais. A assinatura ocorreu no Paço Municipal, entre o prefeito Dário Saadi e a presidente executiva da Abrabe, Cristiane Foja. 

 

O acordo prevê treinamentos especializados voltados para guardas municipais e demais profissionais que atuam na fiscalização, como agentes da vigilância em saúde e policiais civis e militares para que essas equipes possam identificar bebidas irregulares nas rotinas de fiscalização e em operações e, desta forma, fortalecer medidas de prevenção e combate à falsificação na cidade. 

 

 “Esta parceria é um passo importante para que os órgãos públicos possam se capacitar para enfrentar o problema de bebidas falsificadas com especialistas em verificar adulteração, como a Abrabe. A população verá uma fiscalização mais qualificada”, disse o prefeito. “Com isso, vamos proteger mais a população e evitar o risco de uma contaminação, como aconteceu com o metanol, por exemplo”, destacou.  

 

O prefeito também revelou que será incluída uma disciplina no curso de formação de agentes da Academia da Guarda Municipal de Campinas (AGCM) que vai abordar a identificação de bebidas adulteradas. “A falsificação de bebidas é um crime antigo, mas agora, com o risco da contaminação por metanol, o combate a este tipo de delito deve ser ainda mais fortalecido e, por isso, a capacitação dos agentes, pois se trata de um crime à saúde pública”, completou o prefeito.  

 

Para a presidente executiva da Abrabe, Cristiane Toga, o acordo de cooperação técnica é um fortalecimento na parceria entre Abrabe e o Município de Campinas, por meio da Secretaria de Segurança, é um marco no enfrentamento do comércio ilegal das bebidas alcoólicas. 

 

“Este Acordo de Cooperação Técnica de fortalecimento na parceria entre Abrabe e o Município de Campinas, por meio da GCM, é um marco no enfrentamento do comércio ilegal das bebidas alcoólicas. Aumentando a inteligência, o conhecimento sobre os produtos, o entendimento sobre o comércio ilegal de bebidas vai afiar ainda mais o olhar de quem está no dia-a-dia, pertinho da população, trazendo ainda mais segurança para o consumidor. É uma nova forma e bastante eficaz de sanear a oferta de bebidas alcoólicas em Campinas e região.”, afirma Cristiane Foja, presidente executiva da Abrabe.

 

Outras ações 

 

A Guarda Municipal e a Abrabe já tiveram outras parcerias este ano. Em 15 de agosto, por meio do Centro de Inteligência Metropolitano (CIM), foi realizada uma capacitação 190 profissionais de 23 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).  

 

Durante o treinamento, os participantes aprenderam a identificar produtos adulterados e a aplicar procedimentos de análise técnica de embalagens. 

 

A formação resultou na “Operação Autenticidade”, deflagrada em 5 de setembro, que fiscalizou 130 estabelecimentos, na detenção de 13 pessoas, apreensão de 48 tipos de produtos e interdição de 13 locais. A ação foi realizada simultaneamente em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). 

 

Em 3 de outubro, a Guarda Municipal de Campinas, em apoio à Polícia Civil, desmantelou um centro clandestino de falsificação, principalmente de cerveja, no bairro Cidade Singer. No local foram encontradas 612 caixas, totalizando 14.688 garrafas de bebidas adulteradas, muitas rotuladas como marcas premium apesar de produzidas com insumos de baixo padrão. 

 

Solenidade 

 

Participaram da solenidade de assinatura o Secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, o delegado da 2ª Delegacia Seccional de Campinas, Carlos Abrantes, o delegado do DEIC Campinas, José Carlos Fernandes, o comandante do CPI-2, Leonardo Akira Takahashi e o vereador Carlinhos Camelô. 

Exit mobile version