Home Noticias Prefeitura de Campinas realiza o I Seminário de Educação Permanente do SUAS

Prefeitura de Campinas realiza o I Seminário de Educação Permanente do SUAS

0

A Prefeitura de Campinas promoveu, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro, o I Seminário Municipal de Educação Permanente do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no Salão Vermelho do Paço Municipal. Voltado a trabalhadores, gestores e conselheiros, o encontro teve como objetivo colocar a Política de Educação Permanente na agenda pública local, fortalecer o diálogo entre os três entes federativos e qualificar a gestão, o controle social e a oferta de serviços e benefícios.

 

“Quando a gente fala em Educação Permanente no SUAS, estamos falando de proteger pessoas. Não é um curso a mais na agenda, é a condição para que cada atendimento, cada visita, cada escuta seja feita com mais qualidade, responsabilidade e compromisso com os direitos socioassistenciais”, destacou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

Com foco na valorização dos profissionais e no desenvolvimento de competências para responder a demandas sociais cada vez mais complexas, o seminário apresentou iniciativas nas três esferas de governo. No âmbito municipal, Campinas divulgou a importância da criação do Setor de Formação e fez um balanço das ações já executadas. Para a chefe do Setor, Elizabeth M. Ximenes, a educação permanente “transforma o cotidiano em um laboratório de aprendizado”, por estar ancorada na realidade do trabalho e estimular o compromisso ético-político com a proteção social.

 

Representando o Estado de São Paulo, o assessor técnico Tomaz Canté apresentou inovações nas trilhas de Educação Permanente da EDESP/SEDS (Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo/Secretaria de Desenvolvimento Social), disponíveis às gestões municipais, com foco em atualização continuada e padronização de conteúdos para a rede.

 

Pelo governo federal, a assistente social Gissele Carraro, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), detalhou as Diretrizes Nacionais e as perspectivas para a Educação Permanente no SUAS, apontando avanços e desafios para o próximo ciclo da consolidação de marcos normativos ao fortalecimento da gestão do trabalho e da capacidade formativa nos territórios.

 

Ao final, participantes avaliaram que o seminário reafirmou o lugar da Educação Permanente como pilar estruturante do SUAS, promovendo reflexão, troca de experiências e consolidação de conhecimentos técnicos, teóricos e ético-políticos essenciais à efetivação dos direitos socioassistenciais. A expectativa é que os encaminhamentos reforcem a cooperação entre União, Estado e Município e ampliem, de  forma contínua, a qualificação das equipes que atuam na proteção social em Campinas.

 

 

Exit mobile version