Na sessão desta sexta-feira, 5 de dezembro, o público poderá conferir a primeira versão do clássico “O Corcunda de Notre Dame” (1939), que integra a programação do “Cine Coruja”, iniciativa da EducaTV Campinas que inclui sessões de cinema voltadas ao resgate das memórias da sétima arte. O acervo reúne cerca de 100 filmes de domínio público.

O programa “Cine Coruja” estreou em 2023 com a proposta de resgatar memórias do cinema por meio da exibição de filmes de domínio público. Nesses três anos, o projeto ampliou a abordagem e, além da exibição, as sessões passaram a incluir análises da produção cinematográfica e contextualização histórica da época em que o filme foi produzido. As estreias vão ao ar sempre às sextas-feiras, às 15h.

A seleção dos títulos prioriza o valor educacional. O acervo, que conta com 100 filmes, inclui produções coloridas e dubladas a partir de 1956, abrangendo diversos gêneros como suspense, aventura e romance, e oferecendo conteúdo culturalmente relevante e acessível.

A curadoria envolve um amplo trabalho de pesquisa, seleção e organização das películas. “A escolha da obra que será exibida e vai compor o nosso acervo exige um olhar crítico, tomando cuidado com a linguagem usada, sempre respeitando as diretrizes de uma televisão educacional”, explica o produtor do programa, Jeferson Vargas Jandre. Ele destaca ainda que o acervo é formado por obras de domínio público (produções com mais de 70 anos), o que apresenta desafios adicionais no processo de seleção.

Além da exibição, o Cine Coruja busca ampliar o conhecimento sobre a época e o contexto histórico em que cada filme foi produzido no mundo, no Brasil, no estado e em Campinas, incentivando uma reflexão crítica. A apresentação e os comentários ficam a cargo do professor da Rede Municipal de Ensino Helvécio Júnior, que introduz informações sobre elenco, produção e impacto cinematográfico antes da sessão e, após o filme, aborda a contextualização histórica.

Próximas sessões

Até o final de dezembro, sempre às sextas-feiras, às 15h, a programação contará ainda com os seguintes longas:

12/12 – “A invasão dos discos voadores” (1956)

19/12 – “Trapézio” (1956)

26/12 – “Conto de Natal” (1950)