Uma equipe da Universidade Estadual Paulista (Unesp) esteve em Campinas na segunda-feira, 1º de dezembro, para uma visita técnica do projeto “Mapeamento de Experiências Exitosas de Políticas Públicas Destinadas à Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável no Estado de São Paulo”. A agenda teve início às 14h, na Prefeitura, com a apresentação do Selo Morada Legal e, em seguida, incluiu visitas ao Residencial Sênior Terça da Serra e ao Residencial Sênior Laços de Amor e Carinho, instituições certificadas pela iniciativa.

O trabalho é coordenado pela professora Suzana Cristina Fernandes de Paiva, da Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, Unesp, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e o Programa São Paulo Amigo do Idoso. A etapa em Campinas integra a seleção feita pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Campinas, que indicou experiências de referência entre os 46 municípios sob sua circunscrição para compor o Guia de Boas Práticas para um Envelhecimento Ativo e Saudável, a ser divulgado para todas as cidades paulistas.

Durante as visitas, as gestoras das instituições destacaram os impactos do selo na qualidade do atendimento. “O Selo Morada Legal é um reconhecimento muito importante para a nossa instituição. Ele mostra que trabalhamos de forma correta, séria e com cuidado de verdade. Para as famílias, é a prova de que o idoso está em um lugar seguro e responsável”, declarou Daiane Aparecida Ferreira, proprietária do Residencial Sênior Laços de Amor e Carinho.

A fundadora do Terça da Serra, Joyce Duarte, afirmou que o selo impulsionou padrões de qualidade e segurança no setor: “O Terça da Serra tem acompanhado de perto o impacto positivo do Selo Morada Legal e o fortalecimento das ações do poder público. Por isso, a rede está planejando crescer ainda mais: a meta é abrir 20 novas unidades até 2028”, disse.

Segundo a coordenação local, a abertura da agenda na Prefeitura teve como objetivo apresentar os critérios, metas e resultados esperados do mapeamento. Na sequência, a comitiva foi recebida nas duas unidades certificadas, onde as equipes compartilharam os procedimentos de acolhimento, gestão e segurança adotados a partir da certificação.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de CampinasVandecleya Moro, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas voltadas ao público idoso: “Campinas tem se dedicado de forma contínua ao cuidado com a população idosa. A certificação por meio do Selo Morada Legal é mais do que um reconhecimento (é um instrumento que qualifica os serviços e assegura padrões de excelência). Estamos muito orgulhosos por termos instituições que servem de referência para todo o estado”, afirmou a secretária.

Com a sistematização das experiências, a Unesp e a Secretaria estadual pretendem oferecer um material prático para orientar gestores públicos e privados na implementação de políticas e serviços voltados ao envelhecimento ativo, com foco em segurança, responsabilidade e qualidade do cuidado.