Um espetáculo de música, tradição, fé e esperança. Com essas palavras o público descreveu a 13ª edição da Cantata de Natal “Um Grito de Paz”, realizada na noite desta segunda-feira, 1º de dezembro, nas escadarias do campus Campinas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no bairro Guanabara. A iniciativa é da instituição em parceria com a Prefeitura de Campinas, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Seminário Presbiteriano do Sul.  A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli representou o prefeito Dário Saadi. 

 

O público pôde conferir a performance de canções que fazem parte das tradições natalinas e cristãs como “Louve a Deus”, “Porque Jesus Nasceu” e “Noite Feliz”. Um coral formado por crianças de um projeto social abriu a noite com a música “Vai (Menina, Amanhã de Manhã)”, do cantor Tom Zé.  Antes de cada canção foi passado um contexto sobre a música e seu significado. 

  

A vendedora Gisele Torres levou a filha de oito anos para assistir a cantata. Ela conta que a família tem o hábito de iniciar os festejos natalinos acompanhando a apresentação como uma forma de abençoar o mês de dezembro. “Existe uma receptividade muito boa, uma espiritualidade e uma sensação de paz que a gente só encontra aqui. E essa mensagem também faz toda a diferença para as crianças, por isso esse ano trouxe minha filha.” 

 

O vendedor de automóveis Wellington Rocha de Souza também foi acompanhado de toda a família. Ele viu a apresentação do ano passado sendo divulgada no Instagram e ficou curioso. Na opinião dele o principal diferencial da cantata do Mackenzie é lembrar da mensagem mais importante: o nascimento de Jesus. “Em Campinas existem muitas decorações, luzes, mas pouca gente lembra que essa data existe para lembrar o nascimento do nosso Salvador. Gostamos bastante.” 

 

 

As vozes, a religiosidade e a emoção foram os destaques para a cantora lírica Marina Gabetta. Católica, ela se disse emocionada com o repertório e as interpretações. “Tudo feito com muito carinho para elevar o nome de Jesus Cristo. Ele merece toda honra e esse espetáculo foi lindo.”