Entre os dias 24 e 28 de novembro, as equipes do programa SOS Rua atuaram em todas as regiões de Campinas, com destaque para a região Sul, que concentrou o maior volume de ações no período. Ao todo, foram registradas 50 abordagens nessa região, além de 20 articulações com a rede socioassistencial, 16 atendimentos na sede, nove buscas ativas, acompanhamentos para Cadastro Único, acolhimento institucional, CAEF (Central de Atenção ao Egresso e Família) e documentação civil, além de discussões de casos e encaminhamentos para os serviços municipais, o Centro Pop, o Consultório na Rua, o INSS e o CAPS III. No total geral da semana, a sede contabilizou 51 atendimentos.
“A atuação do SOS Rua reflete nosso compromisso com uma política pública ativa, que vai até onde a população mais vulnerável está. A integração com a rede de serviços e a escuta qualificada são fundamentais para garantir acolhimento digno e acesso a direitos básicos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Na região do entorno do Centro, ocorreram 19 abordagens e oito atendimentos em grupo operativo, bem como encaminhamentos para o Poupatempo e o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), discussões de casos com o CAPS AD Sudoeste e com o Serviço Antônio Orlando e duas buscas ativas. A região Noroeste registrou 16 abordagens, acompanhamentos para retirada de RG e Carteira de Identidade Nacional (CIN), duas buscas ativas, contato com o CAPS AD, o Consultório na Rua e o Centro de Convivência Toninha, agendamentos para emissão de documentação civil e encaminhamentos ao Poupatempo e a cartórios.
A região Sudoeste apresentou dez abordagens, duas buscas ativas, articulações com o Cepromm (Centro de Promoção para um Mundo Melhor) e o Centro de Integração da Cidadania (CIC), atendimentos na sede, contato com o CAPS III Novo Tempo e atendimento a demandas recebidas pelo canal 156. A região Leste, considerando seus bairros, registrou nove abordagens, quinze atendimentos na sede e encaminhamentos para o IIRGD e para o Cadastro Único. Já a região Norte contabilizou treze abordagens, encaminhamentos para o Cadastro Único e para o Poupatempo, contato com cartório para emissão de documentos, fornecimento de passes, articulação intersetorial com a área da Saúde e atividades de supervisão e discussão de casos.
A região Central concentrou ações diárias de segunda a sexta-feira, com rotinas contínuas de abordagem, atendimentos na sede, buscas ativas e encaminhamentos para a rede de serviços. As equipes realizaram articulações com o Consultório na Rua, com os Centros Pop I e II, com o Poupatempo, com cartórios de registro civil e com unidades de saúde, além de promover reuniões com serviços de média complexidade e discussões de casos com abrigos.
As ações semanais destacam a atuação articulada do programa SOS Rua com diversos equipamentos e serviços da rede socioassistencial e intersetorial, como CAPS AD, CAPS III, Centro de Convivência Toninha, CPF, IIRGD, Poupatempo, INSS, cartórios e familiares das pessoas em situação de rua. Foram registradas demandas reprimidas, grupos operativos e atendimentos decorrentes de solicitações pelo 156, o que demonstra a fluidez entre as ações de rua, a referência técnica na sede e a efetiva inserção das pessoas atendidas em políticas públicas como o Cadastro Único e a regularização de documentação civil.
“A força do trabalho desenvolvido pelo SOS Rua está na articulação entre os serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas. Essa integração é essencial para que as pessoas em situação de rua não apenas sejam atendidas, mas inseridas em trajetórias de cuidado, cidadania e inclusão”, acrescentou a secretária.







