O graffiti “Voos de Conexão”, da artista campineira Juliana Borges, conhecida como Taju, foi inaugurado na última sexta-feira, 28 de novembro, na Escola Estadual Professor Hilton Federici, em Campinas. O mural foi produzido por meio do edital “Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano”, da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A obra foi inspirada nas andorinhas, um dos símbolos da cidade de Campinas, para retratar como a educação pode abrir caminhos e dar liberdade, assim como o voo dessas aves. Para colorir, foram escolhidas cores vivas como azul claro, verde, laranja, vermelho, para representar a energia e alegria das crianças e adolescentes.
Juliana Borges “Taju”, artista que produziu o mural, comentou sobre a sensação de ganhar o edital e poder levar arte para o muro da escola. “É a minha primeira vez e fiquei muito feliz porque é muito mais do que uma pintura, é uma oportunidade de influenciar a visão do dia a dia dos alunos. Quem passar por aqui vai olhar, admirar, e se inspirar também.”
“Esse é o nosso papel como secretaria, pensar na cidade como um todo. Temos praças, parques, escolas, como podemos levar arte para esses locais? E esse edital reflete isso, que a gente pode requalificar todos esses lugares com cultura e educação”, afirma a Secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Parceria das Secretarias
O coordenador da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gian Carlo Torres, destacou a colaboração entre as secretarias. “É importante trabalharmos juntos, para que possamos realizar projetos como esse, que vão estar presente e mudar o dia a dia da cidade.”
O edital nº 002/2023 – Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano, que viabilizou o mural, é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Estiveram presentes na inauguração do mural: a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; a coordenadora de editais, Sandra Peres; o chefe do setor de educação ambiental, Giuliano Gallardo; o coordenador departamental da secretaria do Clima, Giancarlo Lopes Torres; a artista Juliana Borges; e as vice-diretoras escolares Eugênia Bandetini e Priscilla Ziviani.







