Home Noticias Campinas ganha protagonismo no cenário de eventos

Campinas ganha protagonismo no cenário de eventos

0

Campinas vive um momento de forte expansão no calendário de eventos culturais, acadêmicos e corporativos. Os números consolidam o avanço: em 2022, a cidade registrou 312 eventos. No ano seguinte, esse total quase triplicou, chegando a 867 eventos em 2023. O crescimento, porém, se intensificou ainda mais em 2024, quando foram contabilizados 1.663 eventos.
 

Em 2025, o ritmo permanece acelerado. Até 20 de outubro, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Campinas já soma 2.401 eventos, um salto que evidencia o fortalecimento da cidade como polo regional de cultura, turismo e economia criativa. 

 

Inovação em saúde digital guia debates em simpósio da Unicamp

 

No próximo dia 5 de dezembro, Campinas será palco de um encontro estratégico sobre o futuro da saúde pública no Brasil. O “I Simpósio de Saúde Digital Living Lab SAS Brasil & UNICAMP – Do ensino à implementação de projetos no SUS” reunirá representantes do Ministério da Saúde, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), SAS Brasil, gestores públicos, profissionais da saúde e especialistas nacionais em inovação e saúde digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/simposio-de-saude-digital-living-lab-unicamp-do-ensino-a-implementacao-de-projetos-no-sus/3172604?referrer=portal.fcm.unicamp.br

O evento tem como propósito conectar conhecimento, prática e impacto, percorrendo a jornada completa da transformação digital em saúde: da formação acadêmica à aplicação prática de projetos no SUS.

A programação inclui painéis, mesas-redondas e demonstrações tecnológicas, com o objetivo de trazer exemplos práticos de implementação para fomentar a disseminação de boas práticas.

Entre os temas em destaque estão o papel do ensino na transformação digital em saúde e demonstrações de ferramentas avançadas de telepropedêutica, como a unidade móvel de saúde e o laboratório de telessaúde da SAS Brasil.

Com uma agenda voltada à integração entre academia, governo, terceiro setor e iniciativa privada, o simpósio busca consolidar o Brasil como protagonista no desenvolvimento de soluções sustentáveis em saúde digital no sistema público de saúde. O evento é apoiado pela OPAS, no âmbito da Carta Acordo com o Ministério da Saúde, reforçando o compromisso conjunto com soluções digitais sustentáveis, escaláveis e centradas no SUS.

Além disso, o Simpósio contará com representantes do Ministério da Saúde, como Ana Estela Haddad, além de convidados da OPAS/PAHO, Unicamp, gestores estaduais e municipais de saúde, estudantes, acadêmicos, players do mercado privado e especialistas que vêm contribuindo ativamente para o avanço da saúde digital no país. Será um espaço de debates de alto nível, reunindo figuras importantes do setor e promovendo diálogos qualificados sobre o futuro da saúde digital no Brasil.

 

Programação do evento

9h: Mesa de abertura – A importância da saúde digital

10h: Painel – Oportunidades e desafios na implementação de projetos de Saúde Digital

11:30h: Primeira rodada de apresentações de projetos selecionados no edital (2 auditórios)

12:30h: Almoço

14h: Painel – A importância do ensino em saúde Digital: o exemplo da UNICAMP e outros cases

14:45h: Segunda rodada de apresentações de projetos selecionados no edital (2 auditórios)

16h: Demonstração de uso de ferramentas de telepropedêutica avançada

17h: Encerramento e premiação de projetos

Inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/simposio-de-saude-digital-living-lab-unicamp-do-ensino-a-implementacao-de-projetos-no-sus/3172604?referrer=portal.fcm.unicamp.br

Exit mobile version