O Programa Município Resiliente concedeu a Campinas a certificação nível ouro pela terceira vez. A cidade obteve a pontuação máxima de 99,5 entre os 98 municípios paulistas que atingiram nota superior a 70.

 

A premiação foi realizada na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante o lançamento da Operação “SP Sempre Alerta – Chuvas 2025”.

 

Criado em 2019, o programa certifica cidades por sua gestão de risco de desastres, garantindo prioridade no acesso a recursos da Defesa Civil estadual. A nota é calculada com base em indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Programa Município Verde Azul, e da campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU.

 

Campinas já havia recebido o ouro em 2022 e 2023. Na região, outras duas cidades foram certificadas: Vinhedo, com prata; e Bragança Paulista, com bronze.

 

Embaixador da Resiliência

 

Além do certificado ouro, Campinas teve outro destaque. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, foi reconhecido como “Embaixador da Resiliência”, também pela terceira vez desde a criação do programa. 

 

A honraria é destinada a coordenadores das regiões mais bem avaliadas em cada uma das três classes das Coordenadorias Regionais. A região de Campinas, que reúne mais de 40 municípios, é da classe 3. Também foram premiados coordenadores das regiões de Santos e de São José dos Campos.

 

“Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho contínuo e coletivo. A resiliência não se constrói sozinha; é fruto do planejamento integrado, do investimento em prevenção e do compromisso de toda a nossa equipe e municípios parceiros em proteger vidas e nosso desenvolvimento sustentável”, destacou Furtado.

 

Os dois certificados foram entregues ao diretor da Defesa Civil de Campinas durante o evento, que teve a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira. 

Resiliência em Campinas

 

Campinas foi reconhecida como o primeiro Centro de Resiliência a Desastres do Brasil pelas Nações Unidas. O município mantém uma série de iniciativas com o objetivo de tornar o município mais resiliente e resistente a desastres naturais. Entre elas estão: 

 

Capacitação de servidores e da comunidade;

 

Utilização de tecnologias para monitoramento e mapeamento de áreas de risco;

 

Realização de Scorecards (ferramenta de autoavaliação da resiliência) Preliminar, Detalhado, de Saúde, de Sistemas Alimentares e de atendimento a Pessoas com Deficiência em Situação de Desastre;

 

Implementação do Plano Local de Resiliência e Redução de Risco de Desastre de Campinas;

 

Integração entre políticas públicas de diferentes áreas e setores possibilitando redução de áreas de risco e atendimento coordenado à população afetada por desastres.

 

SP Sempre Alerta – Chuvas 2025

 

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, teve início a Operação Chuvas de Verão 2025-2026, que vai até 31 de março de 2026. O lançamento oficial no Estado foi feito durante o evento. 

 

A Operação reúne diversos órgãos do poder público para atuar em situações de emergência e desastres ocasionados por temporais. Em Campinas, a preparação já começou com diversas ações. Veja mais aqui:  https://campinas.sp.gov.br/noticias/defesa-civil-faz-a-primeira-reuniao-da-operacao-chuvas-de-verao-2025-2026-133033