Com palavras como reparação, equidade, inclusão, pertencimento, união e diversidade, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, apresentou, nesta quarta-feira, 26 de novembro, as novas ações do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão. O evento, realizado no Teatro Bento Quirino, contou com autoridades sobre o tema, entre elas reitores e representantes do Governo Federal e da sociedade civil.
Entre as ações anunciadas, a Trilha Formativa é um grande destaque. Dividida em cinco eixos, ela está prevista para começar em fevereiro de 2026 e contará com carga de 200 horas.
“Temos que lutar pela diversidade em todos os espaços, mas principalmente no serviço público. A transformação que buscamos na sociedade depende da ação de pessoas diversas”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Lutem pela diversidade. Temos que ter mais mulheres, mais negros, mais pessoas com deficiência e LGBTs. Temos que colorir o serviço público, porque nós somos o reflexo da sociedade”, completou.
A secretária destacou a importância das cotas neste processo. “As cotas já são um passo muito importante, mas agora temos que ir além. A reserva de vagas é para o ingresso, mas e depois? Para onde vão esses profissionais? Eles têm as mesmas oportunidades de ascender a um cargo de chefia? É isso que queremos promover: igualdade de direitos e de oportunidades”, completou.
Confira os módulos da Trilha Formativa
Módulo 1 – Fundamentos de Liderança;
Módulo 2 – Letramento Racial, Interseccionalidade e Gestão das Diversidades;
Módulo 3 – Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Protagonismo Negro;
Módulo 4 – Inovação, Futuro e Inclusão Digital;
Módulo 5 – Imersão, Mentoria, Intercâmbios e Projetos Transformadores.



