Campinas dá mais um importante passo na política de igualdade racial nesta quarta-feira, 26 de novembro, com o anúncio de novas ações do programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão para servidores municipais. O evento, aberto a todos os servidores, será no Teatro Bento Quirino, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/so93VasWbpdhkYJq5 .  

  

Desde que o programa foi lançado, em 2023, diversas ações vêm sendo realizadas, entre elas a “Jornada Lélia Gonzalez”, que contou com palestras de diversas personalidades como Cida Bento, Luiza Mandela, Flavia Martins e Zezé Mota.   

  

“O programa de Lideranças Negras é um grande avanço na política de igualdade racial. Desconheço que outras cidades tenham uma iniciativa semelhante, que tem como objetivo promover ações que permitam o crescimento dos profissionais negros na carreira, inclusive em cargos de gestão”, explicou a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.   

  

Durante o evento, será lançada uma Trilha Formativa, com cursos, mentorias, seminários e até a proposta de um intercâmbio. Na ocasião, os servidores também vão conhecer o podcast Vozes Negras de Campinas, em parceria com a Câmara Municipal, que tem como proposta promover um espaço de visibilidade e valorização das experiências de servidores negros que atuam como líderes da administração municipal.   

  

“Com o podcast, queremos inspirar e fortalecer outras trajetórias no serviço público, além de consolidar uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva”, disse a gestora.   

  

O programa  

  

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão visa estimular e aprimorar o desenvolvimento de habilidades de servidores negros para o exercício de posições de liderança na Administração Pública.  

  

Segundo dados do cadastro da Prefeitura, mais de 10,2 mil (72%) dos servidores são brancos; cerca de 2 mil (9%) são pretos; 2,5 mil pardos (17%); 221 amarelos (2%) e 16 indígenas. Os demais não informaram.   

 

Em relação aos cargos de gestão, o relatório do Lidera sobre as competências dos gestores públicos da Prefeitura apontam que dos 1,3 mil gestores, cerca de 1 mil se autodeclararam brancos (76,98%), mais de 280 se autodeclararam pretos ou pardos (21,15%), 15 amarelos (1,12%) e dez gestores optaram por não informar (0,75%). 

   

Entre os objetivos do programa estão a identificação de servidores públicos negros com perfil de gestão e potencial de liderança; a criação de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento profissional contínuo; o desenvolvimento de competências de lideranças e gerenciais necessárias para uma atuação estratégica, inovadora, diversa e flexível.   

   

Também objetiva fomentar o fortalecimento dos gestores e gestoras negras em espaços de decisão, implementar e fortalecer a construção de uma rede de lideranças negras e produzir estudos e avaliações sobre a ampliação da diversidade e seus efeitos na Administração Pública.  

   

Serviço  

Lançamento das novas ações do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão 

Data: 26/11  

Horário: 14h  

Local: Teatro Bento Quirino   

Rua Luzitana, 1576  

Inscrições: https://forms.gle/so93VasWbpdhkYJq5  

Informações: (19) 2515-7132