A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com inscrições abertas para mais uma edição do curso Parentalidade Responsável, voltado para servidores, futuros papais, que queiram prorrogar a Licença Paternidade de 5 para 20 dias. A formação será nos dias 10 e 11 de dezembro e as inscrições podem ser feitas pelo link cursos.campinas.sp.gov.br .
As aulas, presenciais, serão ministradas na sede da EGDS, na Rua José Paulino, 1.399, 1º andar, Edifício Arcadas, das 8h30 às 16h.
O objetivo do curso, desenvolvido pela EGDS em parceria com a Coordenadoria Departamental Técnico-Pedagógica/DEPS/SMS e o Plano Primeira Infância Campineira (PIC), é orientar e auxiliar os futuros pais no exercício da paternidade responsável, desde o momento da gestação, de forma afetiva e participativa.
Conforme previsto na lei, o benefício e o curso são voltados para todos os servidores que serão pais, independentemente do gênero. O certificado da formação vale por 2 anos, então, ao planejar ter um filho já é bom fazer o curso.
Experiência com as filhas
Daniel Giorgi Reis tem duas filhas, Hannah, de 5 anos, e Luna, de 2. A primeira nasceu na pandemia e ele pôde fazer teletrabalho e assim participar dos primeiros momentos da vida da filha. Com a segunda, ele teve a experiência da licença expandida.
“Quando a Luna nasceu, a licença estendida já estava valendo e eu pude ficar pouco mais de um mês em casa, porque do afastamento, tirei 15 dias de férias. Neste momento eu não estava em home, então pude me dedicar mais a ela, o período foi mais intenso, porém mais curto, já que eu não estava em home e tive que voltar”, conta.
Na opinião de Reis, o modelo de só 5 dias chega a ser cruel. “Este tempo não é suficiente sequer para conhecer esta pessoa nova que está fazendo parte da família, quanto mais para entender e ter alguma ação. O primeiro contato é interrompido no meio, sem permitir que a família se estruture, tendo pai, mãe e bebê a obrigação de se virar do jeito que dá”, contou.
Para ele, a presença dos pais é essencial na formação de uma criança. “Espero muito que cada vez mais as pessoas reconheçam o valor e a importância da primeira infância e o quão importante é ter o casal próximo, principalmente neste primeiro momento. Quem sabe num futuro os pais tenham até mais tempo para conduzir o bebê neste primeiro contato com o mundo”, completou.
Lei
A ampliação da Licença Paternidade foi instituída em 2021, por meio da Lei Complementar 314. A prorrogação é assegurada, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de uma criança. Ela também está em consonância com os princípios do PIC (Primeira Infância Campineira).
Durante o curso, são abordadas questões como paternidade, pré-natal, trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeira infância.
Serviço
Curso: Parentalidade Responsável
Data: 10 e 11 de dezembro
Horário: 8h30 às 16h (com intervalo para o almoço)
Local: sede da EGDS
Rua José Paulino, 1.399, 1º andar, Edifício Arcadas
Inscrições: cursos.campinas.sp.gov.br







