A IV Mostra de Talentos Humanos, realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, no Centro Pop II, no centro de Campinas, reuniu saberes, escuta e vivências em um evento marcado pela sensibilidade, acolhimento e ação cidadã. Com o tema “Conexões que Transformam”, a atividade é fruto da parceria entre a PUC-Campinas — por meio do Programa de Desenvolvimento Humano e Integral (PDHI:LA) — e a Prefeitura de Campinas, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS).
Das 10h às 15h, o espaço de referência no atendimento à população em situação de rua foi palco de oficinas, exposições, rodas de conversa, arte e um almoço comunitário. Tudo construído a partir do encontro entre o poder público, a universidade e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo um ambiente de escuta qualificada, respeito e protagonismo.
Oficinas que aproximam e transformam
Diversas faculdades e núcleos da PUC-Campinas se mobilizaram para oferecer atividades práticas e interativas, com foco em cuidado, criatividade e bem-estar:
-
Cordel – Oficina promovida pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), valorizando a literatura popular e a expressão cultural.
-
Baralho da Conversa – Desenvolvido pela Faculdade de Psicologia, estimulando o diálogo e a troca de experiências de forma lúdica.
-
Produtos de limpeza sustentável e produção de sabonetes e itens de higiene pessoal – Atividades práticas conduzidas pelos cursos de Enfermagem e Química, unindo sustentabilidade e saúde.
-
Podologia – Atendimento de cuidados com os pés, oferecido por alunos e professores da Enfermagem.
-
“Rodando pelo Espaço” – Circuito de bem-estar com foco em saúde integral: atividade física, sono de qualidade, hidratação, alimentação e autocuidado.
-
Modelagem e Exposição – Iniciativas da Geografia e do Jornalismo que trouxeram o território urbano e a vivência das ruas para o debate por meio da arte visual e maquetes.
Integração acadêmica com impacto social
A Mostra mobilizou uma ampla rede acadêmica da Universidade, destacando a atuação interdisciplinar de:
-
Odontologia – Atividades educativas em saúde bucal.
-
Farmácia – Ações didáticas com foco em uso correto de medicamentos e autocuidado.
-
Psicologia – Experiências sensoriais e reflexivas com apoio da arte como ferramenta terapêutica.
-
Geografia – Debate territorial com enfoque na vivência urbana de populações vulneráveis.
-
Jornalismo – Registro documental do evento e produção de conteúdos de memória.
-
Gastronomia – Responsável pelo preparo e serviço do Almoço Comunitário, momento de integração e partilha.
-
Economia – Realização de dinâmicas e pesquisa com enfoque social.
-
Cinema – Produção de minidocumentário sobre a população em situação de rua.
-
Núcleo Artístico de Canto Coral – Apresentações musicais que emocionaram o público.
Um espaço de cidadania
O evento reforçou o compromisso da PUC-Campinas e da Prefeitura de Campinas com uma política de assistência social humanizada. Como destacou Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, “a Mostra reconhece a potência das pessoas em situação de rua e trabalha para criar oportunidades de transformação”.
Já para a Universidade, a ação representou o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais justa, em que saberes acadêmicos e populares se encontram com escuta ativa, respeito e reconhecimento.



