O Ribeirão das Cabras virou sala de aula no último 19 de novembro, em uma atividade que marcou o encerramento do calendário anual de visitações escolares do Centro de Educação Ambiental (CEA) de Joaquim Egídio “Marco Antônio Vicentini”. Ali, com os pés na água, supervisão da equipe e um cenário natural preservado, as crianças aprenderam sobre ecossistemas aquáticos, qualidade da água, mata ciliar e a importância de proteger os recursos naturais — tudo de forma prática, lúdica e conectada ao território.
A vivência fez parte da última atividade de educação ambiental de 2025, realizada com a participação do CEI “Manoel Alves da Silva”, uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Campinas. A visita reuniu 65 pessoas, entre crianças de 4 a 7 anos, familiares e responsáveis, que chegaram ao CEA em dois ônibus para uma tarde de experiências ao ar livre e integração entre famílias e natureza.
Vivências educativas ao ar livre
Além do banho de natureza, a programação incluiu atividades que estimularam o contato direto com o ambiente e o aprendizado sobre a fauna e flora locais, entre elas, bate-papo sobre fauna nativa e cuidados com os animais; passeio pela Trilha do Bonde, com interpretação ambiental ao longo do percurso; quiz dos sons dos animais nativos, promovendo escuta ativa e reconhecimento da biodiversidade da região; e piquenique coletivo, fortalecendo vínculos familiares e reforçando a convivência em ambiente natural.
As atividades foram conduzidas pelo gestor ambiental Rodrigo Pires e pelo educador ambiental Giuliano Gallardo, que acompanharam as crianças e seus familiares em todas as etapas.
Fortalecimento da educação ambiental
Com essa visita, o CEA Joaquim Egídio encerra oficialmente as visitações escolares de 2025, concluindo um ano marcado pelo fortalecimento das ações de educação ambiental no município.
A participação ativa das famílias, o uso dos espaços naturais como ferramenta educativa e a ampliação da integração entre os Centros de Educação Ambiental foram os destaques deste ciclo. As visitações escolares retornam em 2026.
A coordenadora de Educação Ambiental, Vanessa Palma, ressaltou a importância do encerramento do ciclo anual com uma experiência tão simbólica: “Encerrar 2025 com esta visita escolar é motivo de orgulho e celebração para a educação ambiental de Campinas. Este foi um ano de avanços significativos, com destaque para a criação do Integra CEAs, que ampliou a conexão entre os Centros de Educação Ambiental, organizou a troca de informações, garantiu o acompanhamento das ações e fortaleceu a rede municipal. Hoje, os CEAs atuam com identidades próprias, mas conectados, colaborativos e evoluindo juntos”, enfatiza.
O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz Adegas Júnior, reforçou o papel estratégico da educação ambiental na política climática municipal. “Encerrar o calendário de visitações de 2025 reforça que Campinas está no rumo certo: educação ambiental, participação das famílias e compromisso real com o clima. Os resultados da COP30, os avanços do PLAC e a integração dos CEAs mostram que nossa política ambiental é sólida, responsável e com impacto direto no território. Em 2026, seguiremos ampliando ações, fortalecendo os centros e colocando a população no centro das decisões ambientais.”
Já a diretora de Mitigação e Adaptação Climática, Marcela Pupin, destacou o amadurecimento dos CEAs em 2025 e sua integração à agenda climática municipal. “O encerramento das visitações escolares mostra o quanto os CEAs evoluíram. A integração promovida pelo Integra CEAs e o alinhamento com o PLAC e com a COP30 colocam a educação ambiental no centro da agenda climática. Em 2026, o foco será expandir o alcance e levar conhecimento climático e ambiental para ainda mais escolas, territórios e famílias”, afirmou.



