O programa “Caiu na Rede”, da EducaTV Campinas, tem como objetivo dar visibilidade aos projetos pedagógicos desenvolvidos nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Em sua quarta temporada, a atração consolidou-se como um espaço de socialização, colaboração e fortalecimento das práticas educativas do município.

Os episódios inéditos são exibidos quinzenalmente, às terças-feiras, às 8h, pelo canal 12.2 da televisão aberta. São apresentadas as produções de alunos e professores levando para além dos muros da escola os trabalhos realizados por cada comunidade.

“Por meio da tecnologia, criamos uma rede de contatos, divulgação e conhecimentos que enriquece o trabalho coletivo da escola”, destaca a diretora educacional Luciana Fakri, responsável pela produção do programa.

No ar desde 2023, o “Caiu na Rede” já exibiu 23 episódios, todos disponíveis para acesso no canal da EducaTV no YouTube  (https://www.youtube.com/@educatvcampinas). Segundo Luciana, as próprias escolas entram em contato para divulgar seus projetos. Com isso, a equipe da EducaTV  visita os locais, grava as reportagens (VTs) e prepara o material para exibição.

A diretora reforça que a divulgação em vídeo (tanto na TV aberta quanto no YouTube) é uma ferramenta essencial para valorizar o trabalho das escolas e inspirar outras unidades a adaptar boas práticas, de acordo com suas próprias realidades, diretrizes e currículos, sem a intenção de mera reprodução, mas de troca de experiências.

Sobre o 24º episódio

O episódio inédito que vai ao ar nesta terça-feira, 25 de novembro, reúne produções de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), destacando desde processos pedagógicos até resultados apresentados à comunidade.

EMEF André Tosello

O VT mostra a produção escrita de um rap criado pelos alunos e a apresentação realizada para as famílias durante o lançamento do trabalho. A orientadora pedagógica relata como foi o processo de criação e como a iniciativa foi recebida pelos pais.

EMEF Benevenuto Figueiredo Torres

A equipe acompanhou a visita dos profissionais ao Centro Cultural Omí Aladò, onde os educadores refletiram sobre práticas antirracistas e aprofundaram conhecimentos sobre cultura africana, afro-brasileira e empoderamento.

EMEF Oziel Alves Pereira

O episódio apresenta ações pedagógicas voltadas às questões antirracistas desenvolvidas pela escola ao longo do ano.

EMEF Vicente Rao

O programa encerra com a cobertura da “Diversitarde”, evento que celebrou a diversidade entre o grupo de alunos.