O glúten é uma proteína que pode ser encontrada em muitos ingredientes comuns em receitas presentes nas festas de fim de ano. Isso porque o glúten está no trigo, cevada e centeio, e pode provocar inflamação no intestino delgado e comprometer a absorção de nutrientes em pessoas que têm doença celíaca, uma condição autoimune. Porém, isso não é um impeditivo para saborear alimentos saborosos.

Atualmente no mercado existem linhas de produtos elaboradas para quem tem a doença celíaca, mas não abre mão de consumir tortas, bolos e pães natalinos, por exemplo.

A nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Tatiana Amorim, lembra que é fundamental que celíacos prestem atenção ao rótulo dos produtos industrializados. Dessa forma, eles podem preparar receitas que não irão afetar a saúde.

“Não basta evitar pães e massas, é preciso atenção aos rótulos de produtos industrializados e, principalmente, cuidado com a contaminação cruzada na cozinha. Utensílios, superfícies e até óleos compartilhados podem ser prejudiciais”, alerta Tatiana Amorim, nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas.

Receita especial: Cheesecake de Frutas Vermelhas sem glúten

Para as festas de fim de ano, o Departamento de Alimentação Escolar sugere uma sobremesa clássica adaptada: cheesecake de frutas vermelhas totalmente sem glúten. Com base crocante de biscoitos sem glúten, recheio cremoso de cream cheese e cobertura de geleia de frutas vermelhas, a receita preserva o sabor tradicional com segurança.

Ingredientes da base:

* 200 gramas de biscoito tipo maisena sem glúten

* 4 colheres (sopa) de manteiga derretida

* 2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes do recheio:

* 600 gramas de cream cheese

* 1 xícara de açúcar

* 3 ovos grandes

* 1 colher (sopa) de suco de limão

* 1 colher (chá) de extrato de baunilha

* ½ xícara de creme de leite

* 1 colher (sopa) de amido de milho sem glúten

Cobertura:

* 1 xícara de geleia de frutas vermelhas sem glúten

* Raspas de limão ou frutas frescas para finalizar

Modo de preparo:

Base: triture os biscoitos até virar farofa fina, misture com manteiga e açúcar, aperte no fundo de uma forma de 22 centímetros e asse por 8 minutos a 180 ºC.

Recheio: bata o cream cheese, adicione o açúcar, incorpore os ovos um a um, acrescente limão, baunilha, creme de leite e amido. Despeje sobre a base.

Assar: coloque em banho-maria e asse a 160-170 ºC por 45-55 minutos. Desligue o forno e deixe por 1 hora. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

Finalização: espalhe a geleia sobre a cheesecake fria e decore com frutas vermelhas frescas ou raspas de limão.

“Lembre-se sempre de certificar que todos os ingredientes utilizados são comprovadamente isentos de glúten. Com atenção e planejamento, é totalmente possível montar um cardápio que todos poderão consumir com segurança”, reforça a nutricionista da Ceasa.