A Prefeitura de Campinas promove nesta terça-feira, 25 de novembro, das 9h às 12h, a abertura institucional da campanha “21 Dias por Elas”, que marca o início dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas”.

 

O evento, que em 2025 trata da violência digital sofrida pelas mulheres, acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e integra a mobilização nacional coordenada pelo governo federal em parceria com estados e municípios.

 

Em Campinas, a iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que desde 17 de novembro já realiza atividades de sensibilização e formação sobre o tema.

 

“A campanha dos 21 Dias de Ativismo é fundamental para reforçar a luta diária pelo direito das mulheres e meninas. É por meio da conscientização que avançamos para uma sociedade que reconheça a autonomia feminina e garanta respeito às escolhas e aos corpos das mulheres”, afirma a secretária Alessandra Herrmann.

 

A ação começa em Campinas e depois segue para Fernandópolis, Marília, Morro Agudo e termina na cidade de São Paulo, no dia 10 de dezembro, quando haverá um evento para falar sobre a rede de apoio e proteção contra a violência à mulher. “Esse evento servirá para mostrar que existe uma rede de apoio no estado de São Paulo com a qual a mulher pode contar. Esses encontros são fundamentais, pois podem gerar novas políticas públicas para o público feminino”, afirmou a secretária estadual Valéria Bolsonaro.

 

A secretária estadual ainda completou: “Esse ano, o tema é violência digital contra meninas e mulheres, que é um assunto muito sério. Vamos discutir formas de minimizar todos os tipos de violência, mas, em especial, a violência digital, finalizou.

 

Programação

Pré-abertura

  • 17/11 – Palestra sobre violência psicológica
    Parceria com a Universidade Mackenzie

  • Palestra sobre Letramento Racial
    Destinada às servidoras e servidores da Secretaria

 

Próximos eventos

 

Abertura 21 dias de Ativismo

25/11 – Terça-feira

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Aula de defesa pessoal para usuárias do Ceamo com o Grupo Empodere-se

 

25/11 – Terça-feira

Horário: 13h30

Local: Casa da Mulher Campineira

Apresentação dos serviços do Ceamo com os funcionários do Hospital da Mulher

 

26/11 – Quarta-feira

Horário: 14h às 15h

Local: Hospital da Mulher de Campinas

Roda de conversa sobre tipos de violência contra a mulher, com as usuárias do Ceamo

 

02/12-Terça-feira

Horário: 13h30

Local: Casa da Mulher Campineira

Lançamento do boletim SISNOV com o panorama de violência contra a mulher

 

03/12 – Quarta-feira

Horário: 9h às 12h

Local: Bento Quirino

Dezembro Branco – Conscientização dos homens para o fim da violência contra mulheres e meninas

 

10/12 – Quarta-feira

Horário: 13h30 às 16h

Local: Salaõ Vermelho

O evento contará com a presença da secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, e do prefeito Dário Saadi, além de autoridades policiais, representantes das forças policiais municipais, representantes da OAB e da Secretaria de Saúde

 

Sobre os 21 Dias de Ativismo

 

No Brasil, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas” ocorre desde 2003 e é apoiada pela ONU Mulheres. A mobilização inicia-se em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, destacando a dupla vulnerabilidade enfrentada pelas mulheres negras, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.