Durante a atividade, os brigadistas receberam informações sobre a prevenção da dengue, inclusive com o compartilhamento das ações que estão sendo promovidas nos locais de trabalho. Os servidores também fizeram panfletagem e orientaram quem passou pelo Paço Municipal sobre a importância do combate ao mosquito da dengue.
“Este tem que ser um trabalho permanente de todos nós: servidores e sociedade civil. Nosso objetivo é que essas pessoas, além de atuarem em seus locais de trabalho, levem esse conhecimento para suas casas, famílias, amigos e ajudem na prevenção à dengue”, disse Daniel Taima, técnico em segurança do trabalho.
Taima explica que nos próximos dias o trabalho continua. “Ainda dentro da ação, está programado que todos os brigadistas realizem uma inspeção em seus locais de trabalho na próxima sexta-feira, dia 28, para identificar e corrigir situações de risco para a proliferação de mosquitos da dengue”, completou.
Para Carlos Bertim, da Brigada da Dengue e da CIPA Educação, a ação foi motivadora. “Foi uma prévia do nosso trabalho como brigadista, pois tive a oportunidade de conversar com as pessoas do entorno da Prefeitura e visitar alguns estabelecimentos comerciais, passar o nosso recado sobre a eliminação dos potenciais criadores e ver que as pessoas estão alertas e receptivas com as medidas preventivas”, contou. “Pude abordar um estacionamento onde estava tudo correto com os vasos e as plantas, porém no pátio cheio de água acumulada e aí pude deixar o recado. Como disse foi muito desafiador e estimulante”, completou.
A atividade com os brigadistas, que faz parte da Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti – Semana de 24 a 29 de novembro de 2025, foi promovida pelas Secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio do DPSS (Departamento de Promoção à Saúde do Servidor); da Saúde, por meio do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) e Defesa Civil.
Brigada da Dengue
A Brigada da Dengue é composta por servidores de todas as secretarias. Ela foi instituída no Decreto 23.300/2024. Os brigadistas têm, entre suas funções, realizar inspeções semanais em seus locais de trabalho para identificar e corrigir situações de risco para a proliferação de mosquitos da dengue.
A gestão do grupo de trabalho é feita pelo comitê de prevenção de prevenção e controle de arboviroses, que existe desde 2015 e que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.
—







