Com foco em conteúdo educativo e musical para crianças de três a seis anos de idade, o programa “Hora da História”, da EducaTV Campinas, que busca aproximar as crianças do universo da literatura, chega a sua terceira temporada neste domingo, 23 de novembro, às 11h. A atração é uma adaptação televisiva de contação de histórias com instrumentos musicais. O objetivo é despertar a imaginação e promover a musicalidade das crianças na primeira infância. 

 

O programa usa literatura  infantil para abordar a diversidade  e temas para reflexão, como vínculo, confiança, autoestima, por exemplo. Tem histórias de origem indígena, cultura afro, entre outros, que retratam as diferenças presentes no mundo real. 

 

A apresentadora das histórias é a professora da Rede Municipal Ensino,  Beatriz Lourenço (Bia). Ela conta as histórias, canta e toca alguns instrumentos musicais. Além disso, para cada história, a equipe responsável pela produção do programa, traz um elemento cênico diferente para aguçar a imaginação das crianças.

 

A orientadora pedagógica, Simone Giatti, que atua na produção da “Hora da História” conta que a ideia é apresentar elementos diferentes e provocar a curiosidade das crianças.

 

“Nós usamos alguns elementos que provoquem a imaginação da criança, para aguçar a curiosidade dos pequenos. Como a Bia, que conta as histórias, também canta e toca alguns instrumentos musicais, foi possível introduzir a musicalidade na terceira temporada do programa. Percebemos que a recepção do público foi positiva com relação a esse aspecto”, informou.

 

Terceira temporada

 

Na temporada atual, o programa adota uma nova estrutura. A condução fica a cargo de Beatriz Lourenço, artista e educadora que interpreta a personagem Bia — uma figura que reúne elementos de mãe, professora, cantora e apresentadora. 

 

No estúdio, ela utiliza objetos cênicos, instrumentos musicais e a própria voz para contar as histórias. O programa mantém diálogo com práticas escolares ao valorizar literaturas que abordam diversidade e diferenças presentes no mundo real. 

 

Histórico

 

O programa surgiu a partir da experiência vivenciada durante a pandemia de covid-19. Na primeira temporada, a Secretaria Municipal de Educação convidou professores e especialistas para conduzir as narrativas. Teve também a participação voluntária de atores da cidade que, em alguns episódios, deram vida aos personagens dos livros apresentados.

 

Os episódios da terceira temporada que já foram veiculados na EducaTV estão disponíveis no Youtube, basta clicar no link Hora da História 2025 – YouTube