A Secretaria Municipal de Gestão e Controle (SMGC) promoveu, em novembro, o curso “Governança, Gestão de Riscos e Integridade”, que reuniu servidores das secretarias de Administração, Desenvolvimento e Assistência Social, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Educação, Saúde e Serviços Públicos. Também participaram representantes do Camprev (Instituto de Previdência do Município se Campinas), da Câmara Municipal de Campinas e servidores da própria SMGC, entre eles, os auditores de controle interno, cuja atuação está diretamente relacionada aos temas abordados durante o treinamento.
A capacitação ocorreu nos dias 4, 5, 12, 13 e 14 de novembro, das 8h30 às 12h30, no auditório do Camprev, e foi financiada pelo Fundo Municipal de Capacitação do Servidor, vinculado à Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Segundo o secretário de Gestão e Controle, Professor Alberto, a utilização do Fundo, em articulação com a EGDS, “reforça o compromisso da Administração com o desenvolvimento contínuo das equipes e com a formação técnica necessária para uma gestão orientada ao risco e pautada em boas práticas”, avalia.
Durante o treinamento, foram abordados conceitos essenciais para o fortalecimento dos mecanismos de integridade e governança pública, com foco na identificação, avaliação e tratamento de riscos, no aperfeiçoamento dos controles internos, na promoção da transparência e no incentivo à ética no serviço público.
Além da parte teórica, os participantes realizaram exercícios práticos que possibilitaram aplicar imediatamente metodologias de gestão de riscos em cenários reais da administração municipal, ampliando o aprendizado e desenvolvendo competências úteis para o cotidiano das áreas públicas.
O curso foi conduzido pelo Controlador-Geral do Estado de São Paulo e ex-Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, reconhecido nacionalmente por sua contribuição nas áreas de controle interno, governança, gestão de riscos e integridade. Auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Fontenelle integrou o Governo de Minas Gerais a partir de 2019, antes de assumir a Controladoria paulista.
Para o secretário de Gestão e Controle, a iniciativa marca um avanço importante para a gestão pública municipal. “A presença de servidores de diferentes áreas demonstra a relevância do tema e o empenho da Administração em promover práticas mais eficientes, seguras e transparentes”, destacou Professor Alberto.
Segundo ele, a realização do curso reforça o compromisso do município com políticas públicas alinhadas às melhores práticas nacionais e às diretrizes de governança, gestão de riscos e integridade adotads pelos órgãos de controle estaduais e federais.







