A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar vai realizar um encontro na segunda-feira, dia 24 de novembro, com o tema “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): por que precisamos falar sobre isso agora?”. A aula irá das 13h30 às 15h30 na sala Multi do hospital Mário Gatti, e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/GXqMzU5JG9zgThmo7
Segundo Eliana dos Santos Paião Pereira, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Rede Mário Gatti, o evento tem o objetivo de promover reflexões e orientações práticas sobre a identificação precoce da DPOC, capacitando os profissionais da equipe multiprofissional de saúde das unidades da RMG para o reconhecimento de sinais clínicos iniciais, assegurando a intervenção apropriada, tratamento adequado e melhor qualidade de vida aos pacientes.
A palestra será ministrada por Paulo Roberto Tonidandel, médico pneumologista e supervisor do Programa de Residência Médica (PRM) em Clínica Médica do hospital Mário Gatti, docente de pneumologia da PUCCamp e presidente regional da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Entre os temas a serem tratados estão as principais características da DPOC; causas comuns e complicações; incidência e prevalência; sinais e sintomas; diagnóstico e tratamento com recursos disponíveis pelo SUS.
O encontro tem a organização do NEP e da coordenação do Programa de Residência em Clínica Médica da RMG.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
A iniciativa da RMG marca o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), agendado sempre para a terceira quarta-feira do mês de novembro, neste ano, dia, 19 de novembro). A data foi estabelecida pela Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) para promover a conscientização sobre a doença, que afeta milhões de pessoas mundialmente. O objetivo é discutir ações para reduzir os casos, melhorar o diagnóstico, tratamento e a qualidade de vida dos pacientes
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DPOC foi a quarta principal causa de morte no mundo em 2021, sendo responsável por aproximadamente 3,5 milhões de óbitos, o que representa cerca de 5% de todas as mortes globais.
No Brasil, conforme a publicação científica Nascimento et al. (2023), no estudo “Impacto da DPOC no sistema de saúde privado no Brasil” (BVS Saúde), a taxa média de internação hospitalar pela doença é de 0,2 por pessoa-ano, com custo médio de hospitalização de R$ 38.165,40 por paciente.
Serviço: curso “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): por que precisamos falar disso agora?”
Data: 24 de novembro (segunda-feira)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: sala Multi do 1º andar do prédio administrativo do hospital Mário Gatti (Av. Pref. Faria Lima, 340 – Parque Itália)
Inscrições pelo link: https://forms.gle/GXqMzU5JG9zgThmo7



