A Câmara Temática Inclusão na Diversidade, que em Campinas integra o Fórum Permanente de Cultura, realiza nos dias 28, 29 e 30 de novembro a quarta edição do Congresso de Acessibilidade e Diversidade Cultural (CADC). A programação vai acontecer de forma descentralizada, com atividades simultâneas em diferentes locais da cidade e pode ser conferida no Instagram, no perfil @camara_pcd (Instagram).
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Prefeitura de Campinas.
Estão previstas ações no Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp; na Sala dos Toninhos da Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos”; e no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, que fica no Palácio dos Azulejos, no Centro da cidade. Também estão previstas atividades no Restaurante We Can Veg It, no Jardim Guanabara, e na Biblioteca Municipal Joaquim de Castro Tibiriçá, no Bonfim. Parte do cronograma também será transmitida online pelos canais da organização.
Viabilizada pela Lei Aldir Blanc, a iniciativa tem como objetivo debater a produção cultural realizada por pessoas com deficiência e fortalecer a luta anticapacitista, que pode ser definida como um esforço para eliminar barreiras e enfrentar atitudes, práticas ou estruturas que tratam pessoas com deficiência como inferiores, incapazes ou menos valiosas.
Debates e apresentações
O congresso vai oferecer diferentes formatos de atividades para abordar a identidade e o protagonismo da pessoa com deficiência. A grade inclui palestras, rodas de conversa e mesas redondas que tratam de temas como literatura, dança e artes visuais.
O cinema surdo também está na programação. Ele é definido como um movimento cultural e cinematográfico de pessoas com deficiência auditiva, que criam e dirigem filmes, utilizando a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e outras formas visuais para contar suas próprias histórias.
O Congresso de Acessibilidade e Diversidade Cultural (CADC) termina em 30 de novembro. No entanto, sua programação será encerrada em dezembro, em data e local a serem definidos, com uma tarde de contação de histórias focadas em crianças com e sem deficiência, de modo a conscientizar sobre a diversidade e as diferentes formas de estar no mundo.
Acessibilidade
Todas as atividades propostas pelo congresso contam com intérprete de Libras e são abertas ao público sem necessidade de pagamento.
Serviço
IV Congresso de Acessibilidade e Diversidade Cultural
Data: 28, 29 e 30 de novembro
Programação completa: @camara_pcd (Instagram)
Participação gratuita



