Home Noticias Campinas apresenta projetos ambientais, parcerias e soluções locais em painéis da COP...

Campinas apresenta projetos ambientais, parcerias e soluções locais em painéis da COP 30

0

Gestores e técnicos da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) participaram, nesta terça-feira, 18 de novembro, de dois importantes eventos da COP 30, em Belém. O primeiro painel abordou “A Estratégia Brasileira para Acelerar as Soluções Baseadas na Natureza (SBNs)”, e o segundo discutiu “Águas que Conectam: Cooperação Multissetorial, Tecnologia e Geoinformação para Fortalecer Políticas Ambientais Municipais de Restauração e Conservação de Paisagens”.

O primeiro encontro ocorreu na Casa da Biodiversidade e Clima, onde o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima lançou oficialmente o processo participativo para construção da Estratégia Nacional de Soluções Baseadas na Natureza, dentro do Programa Cidades Verdes Resilientes.

Durante o debate, que tratou dos desafios da urbanização acelerada, da crise climática, da degradação ambiental e das desigualdades socioespaciais, o secretário do Clima de Campinas, Braz Adegas Júnior, apresentou iniciativas implantadas no município, como microflorestas urbanas, passagens de fauna, parques lineares e ações de saneamento rural.

“Foi um evento muito importante, em que Campinas teve a oportunidade não só de contribuir com as discussões, como também de apresentar seu Portfólio de Oportunidades Climáticas e Soluções Baseadas na Natureza”, destacou o secretário.

A assessora técnica da Seclimas, Ângela Guirao, representando a Anamma Mulheres, também participou do painel e ressaltou os desafios para a implementação das SBNs nos municípios brasileiros.

Painel destaca parceria entre Campinas, CI-Brasil e Microsoft

No período da tarde, o secretário Adegas, a diretora de Mitigação e Adaptação Climática, Marcela Pupin, e a assessora técnica Ângela Guirao participaram do segundo painel do dia, no Pavilhão do Instituto Internacional para Sustentabilidade, na Zona Azul da COP 30.

A discussão apresentou a iniciativa colaborativa entre Campinas, CI-Brasil, WRI e Microsoft, mostrando como a ciência da geoinformação, a inovação tecnológica e as políticas públicas fortalecem ações de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), corredores ecológicos e o monitoramento hidrológico de microbacias urbanas.

A iniciativa teve origem na 15ª COP da Biodiversidade (2022), no Canadá, quando o prefeito Dário Saadi assinou o acordo de cooperação técnica para restaurar paisagens, aprimorar a governança ambiental, compreender o estado dos recursos hídricos locais e fortalecer ações de conservação e restauração já existentes no município.

Exit mobile version