O balanço de ações da Guarda Municipal de Campinas mostra que a corporação atendeu mais de 40.680 ocorrências entre janeiro e outubro de 2025. Segundo o levantamento da unidade, foram efetuadas 522 prisões em flagrante, o que representa, em média, mais de uma prisão por dia. Já  267 pessoas que eram procuradas pela Justiça foram capturadas e encaminhadas ao sistema prisional.

 

No enfrentamento ao tráfico de drogas, as ações da corporação resultaram na apreensão de cerca de 319,5 quilos de entorpecentes, além de R$121.767,86 em dinheiro.

 

A corporação também retirou de circulação 22 armas de fogo irregulares e recuperou 329 veículos roubados ou furtados.

 

Na área de proteção às mulheres, o Programa Guarda Amigo da Mulher contabilizou 5.383 atendimentos a vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas vigentes.

 

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi, ressaltou a relevância das ações da Guarda Municipal, que vêm contribuindo para a diminuição dos índices criminais na cidade, especialmente nos casos de roubos e furtos. “Os resultados evidenciam a dedicação da corporação em combater a criminalidade e garantir a segurança dos campineiros. As operações de patrulhamento preventivo e ostensivo, aliadas ao uso de ferramentas de inteligência, somadas à integração com outras forças de segurança, têm sido fundamentais. Também ampliamos o efetivo e investimos em novos equipamentos, o que aumenta a eficiência dos atendimentos e fortalece a prestação de serviços à população”, afirmou.

 

Centro

 

Entre janeiro e outubro de 2025, a Guarda Municipal registrou 11.978 atendimentos na região central. As ações resultaram na prisão em flagrante de 175 pessoas e na captura de 114 foragidos da Justiça. Foram apreendidos cerca de 17 quilos de entorpecentes e R$24.741,35 em espécie, além de três armas de fogo retiradas de circulação. As ações resultaram ainda na recuperação de 30 veículos. 

 

A Secretaria de Segurança Pública de Campinas segue intensificando as ações de patrulhamento por meio do Programa Centro Mais Seguro. A iniciativa reforça a presença da Guarda Municipal nas áreas de maior circulação de pessoas, garantindo um policiamento ostensivo e preventivo. Esse reforço ocorre tanto com equipes a pé quanto com viaturas motorizadas. O patrulhamento a pé, além de eficiente, favorece a aproximação com moradores, comerciantes e frequentadores do Centro, fortalecendo a relação entre a corporação e a comunidade.

 

O programa tem como objetivo ampliar a sensação de segurança de quem trabalha ou transita pelo Centro em horários de grande fluxo, especialmente durante a abertura e o fechamento do comércio e nos períodos de maior movimento nos pontos de ônibus. As equipes atuam de forma direcionada no combate ao tráfico de drogas, na prevenção de furtos e roubos e na repressão à receptação de produtos ilícitos.