O Centro POP Sares II de Campinas iniciou, nesta terça-feira, 17 de novembro, a programação do Mês da Consciência Negra com uma roda de conversa sobre a origem da feijoada na cultura afro-brasileira. A atividade foi conduzida pelo agente social Micael Abner de Oliveira Antonio e terminou com a distribuição do prato aos usuários do serviço.
Ao longo do encontro, Micael contextualizou o surgimento da receita no período da escravidão. Uma das versões dá conta de que pessoas escravizadas aproveitavam cortes rejeitados de carne e os combinavam ao feijão-preto. “Segundo essa versão, a feijoada, como conhecemos, nasceu da inteligência e da necessidade do povo negro trazido da África e escravizado no Brasil”, disse.
“Ao abrir o Mês da Consciência Negra com roda de conversa e feijoada, reafirmamos o compromisso do Centro POP Sares II com dignidade, pertencimento e direitos da população em situação de rua”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
O agente social destacou o caráter simbólico do prato. “Eles transformaram sobras em alimento completo, reunindo técnica, memória e resistência”, afirmou. Segundo ele, consumir a feijoada também é reconhecer essa trajetória. “Comer feijoada é partilhar nossa história e nossa ancestralidade.”
A roda de conversa deu início ao conjunto de ações do mês no equipamento, com foco em valorização da cultura negra e educação antirracista no território. “A história da feijoada, apresentada pelo agente social Micael Abner de Oliveira Antonio, é uma aula viva de memória, resistência e educação antirracista”, afirmou Maria Aparecida Teixeira Régis, a Cidinha, coordenadora da unidade.
O evento recebeu elogios dos usuários do serviço. Alexandre Rosic, por exemplo, não só elogiou a comida como destacou que a apresentação de Micael e os temas que ele levantou sobre a consciência negra prenderam a atenção dos que participaram da atividade.
Os Centros POP Sares
Os Centros POP Sares I e II em Campinas constituem o principal eixo de atendimento especializado à população em situação de rua. São vinculados à Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Acolhida e escuta qualificada (ambos);
Atendimento individualizado com planos de acompanhamento (ambos);
Garantia de higiene, alimentação e acesso a documentação (Centro POP Sares II);
Atividades socioeducativas, culturais e de fortalecimento de vínculos (Centro POP Sares II);
Encaminhamentos à rede de serviços e políticas públicas (ambos).
Dados de atendimento:
2024: 13.996 atendimentos (média de 1.166 por mês);
2025 (outubro): 11.703 atendimentos (média de 1.170 por mês).
Unidades em Campinas
Centro POP Sares I
Rua Regente Feijó, 824 – Centro
Telefone: (19) 3231-4155 / 3236-4059Centro POP Sares II
Rua José Paulino, 603 – Centro
Telefone: (19) 3235-2281 / 3235-1918







