A Prefeitura de Campinas aderiu à carta que será enviada pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) ao governo federal para pleitear a criação de um sistema para unificar dados da população. A assinatura foi feita pelo prefeito Dário Saadi nesta terça-feira, 18 de novembro, durante agenda no Encontro Nacional de Cidades Inteligentes (Smart GOV Anciti 2025). O evento começou segunda e vai até quarta.
“É preciso buscar cada vez mais uma gestão pública ágil e inteligente”, destacou Dário.
A carta diz que a iniciativa vai além da centralização e busca garantir portabilidade e acesso facilitado aos dados em todos os níveis de governo – municipal, estadual e federal – com garantia de cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O texto menciona, por exemplo, um dos reflexos na área da saúde provocado pela falta de um sistema unificado. “Quando um cidadão se muda ou busca atendimento em outro município ou estado, seu histórico de saúde e demais dados cruciais [como prontuários e vacinas] frequentemente não são acessíveis de forma imediata ou completa pelas novas unidades de atendimento. A unificação garantiria que o histórico acompanhe o cidadão, permitindo um diagnóstico e tratamento mais precisos e céleres”, diz trecho da carta.



